Notícias

Concerto Músicos do Bem recebe a apresentação da Fanfarra da Apae Curitiba

Os estudantes agora irão se preparar para competir na Copa América no próximo mês.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

A Fanfarra da Apae Curitiba participou no último sábado (23), do Concerto Beneficente Músicos do Bem, o evento foi realizado no Memorial de Curitiba com o objetivo de arrecadar fundos para a Fanfarra. O evento também contou com a participação da Banda Marcial Cefetianos do Paraná e do Instituto de Música e Arte de Pinhais (IMA). 

O público pôde presenciar a apresentação de cada um e no final as três bandas se apresentaram com a Nona Sinfonia de Beethoven. Mauro Mucochinski, diretor da Escola Agrícola, a qual faz parte da Fanfarra, esteve presente e contou como foi a apresentação. ‘’Foi muito bacana. Esses ensaios que acontecem na escola as quartas-feiras, é justamente pra isso, pra prepar o estudante pra que eles possam depois na apresentação fazer o melhor que eles podem, e vocês viram, presenciaram que foi muito bonito e arrepiou, é muito bacana essa alegria que a gente vê no rosto deles e transmite pra quem tá aqui, então foi de arrepiar o espetáculo, foi magnífico’’, ressaltou Mucochinski. 

Daiane Boganik é uma das alunas que participou desde o início da Fanfarra, a estudante já passou por alguns instrumentos como prato, caixa Clara, surdo, e hoje está no corpo Coreográfico. Daiane falou sobre o seu sentimento em relação a sua apresentação. ‘’Surpresa! Mas eu garanto que pra mim e pra Apae foi emocionante, gostei muito e vai fazer bastante sucesso’’, disse.

Célia Mozer, regente da Fanfarra, compartilhou alguns detalhes emocionantes sobre a recente conquista dos estudantes no Campeonato Paranaense, onde a equipe ganhou cinco troféus. Ela destacou que este evento representou um feito histórico, já que marcou a primeira competição na categoria PCD (Pessoas com Deficiência) no estado do Paraná. Além disso, Mozer revelou que no próximo dia 21 de outubro, os alunos estarão participando da Copa América em Itapema (SC).

A regente aproveitou a oportunidade para expressar seu sincero agradecimento a todos aqueles que desempenharam um papel fundamental ao longo desse processo, contribuindo significativamente para o sucesso da apresentação da Fanfarra.‘’Gostaria de agradecer a todos os envolvidos com este projeto, por acreditarem no possível, no protagonismo dos componentes da fanfarra, na verdadeira inclusão. Agradecer aos pais ou responsáveis que foram prestigiar a apresentação, é muito importante para eles a sua presença.’’

Para aqueles que desejam fazer contribuições ou oferecer patrocínio à Fanfarra, existem várias maneiras de ajudar. Você pode realizar contribuições via PIX pela chave ([email protected]), fazer doações de instrumentos musicais ou até mesmo considerar o apadrinhamento de um dos alunos.

A Fanfarra da Apae Curitiba

A Fanfarra da Apae Curitiba é um grupo de estudantes com deficiência intelectual e/ou múltipla que se reúne para tocar instrumentos melódicos e de percussão no ambiente escolar da instituição de Santa Felicidade, Curitiba. Atualmente, o conjunto é formado por 48 integrantes, sendo 6 funcionários e 42 estudantes. Estes se apresentam em eventos de Curitiba e Região Metropolitana e em campeonatos, como o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e o Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras (PR e SC).

O grupo tem o intuito de promover aos estudantes da Apae Curitiba as primeiras noções do contexto musical nos aspectos rítmicos e melódicos: compasso de tempo, solfejo melódico e rítmico e proporcionar o senso de cooperação, respeito à disciplina e inclusão social. O objetivo é desempenhar novas tarefas e buscar incluir estudantes com outras habilidades artísticas. 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo