Fanfarra da Apae Curitiba se apresenta junto ao Cindacta II em comemoração aos 42 anos da instituição
Juntos, os grupos trouxeram dois clássicos ao público: a Nona Sinfonia de Beethoven e We Will Rock You.
Explorar a alimentação na educação infantil é uma experiência enriquecedora, especialmente quando as crianças são envolvidas na prática do preparo das receitas. Para os pequenos com deficiência intelectual, a culinária pode ser transformadora, promovendo seu desenvolvimento de maneira única e significativa.
Na Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE), que se dedica à educação infantil, o Projeto de Alimentação Saudável é implementado para oferecer às crianças a oportunidade de interagir com receitas simples e divertidas. Esse projeto tem sido bem-sucedido tanto no desenvolvimento infantil quanto no entretenimento.
Paula Monick, professora do CEDAE, que realiza atividades culinárias com seus alunos, conta sobre o processo de produção dos alunos. “Conseguimos desenvolver com eles muitas coisas, iniciando pelo básico: as sensações. Ao provarem, manipularem, explorarem os alimentos e suas possibilidades, estamos desenvolvendo o seu paladar não somente pelos sabores e aromas, mas também com relação às diversas texturas dos alimentos. Além disso, também conseguimos desenvolver neles o hábito da alimentação saudável”.
Ainda, a professora comenta que a prática da culinária para crianças com deficiência intelectual (DI) contribui para a autonomia e a autoestima dos alunos, ao promover habilidades de raciocínio lógico, noção matemática, coordenação motora, além de sentimentos de confiança e utilidade.
A simples atividade também pode ser implementada em casa, fortalecendo o vínculo familiar. “Atividades realizadas em família são sempre muito benéficas, cozinhar não é diferente, pois neste momento criam-se laços emocionais muito significativos, memórias afetivas que podem mudar a forma da criança se relacionar não só no ambiente familiar, mas fora dele também”, alega a professora.
Para tornar as atividades culinárias em família ainda mais fáceis e divertidas, sugerimos uma receita simples e deliciosa: mini pizzas! Elas são rápidas de preparar e transformam o jantar em uma celebração que agrada tanto crianças quanto adultos. Confira!
A Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE), atende a Educação Infantil na Modalidade Educação Especial, oferece atendimento pedagógico e terapêutico, de estimulação precoce e pré-escolar, com idade cronológica de 0 a 5 anos e 11 meses. O atendimento é destinado às crianças com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. O objetivo principal é promover, através do processo educacional e terapêutico, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia e autorrealização. Conheça a escola clicando AQUI.
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597, – Batel, Curitiba – PR
Contato: (41) 3222-8884
Juntos, os grupos trouxeram dois clássicos ao público: a Nona Sinfonia de Beethoven e We Will Rock You.
Evento destaca criatividade e sustentabilidade em jogos e brinquedos feitos de materiais recicláveis, promovendo aprendizado e integração.
A ação deve beneficiar cerca de 3,4 milhões de PcDs, de acordo com o Ministério dos Transportes.
Descubra como a Escola CEDAE aborda a interação social e a adaptação de crianças autistas, utilizando estratégias focadas na atenção e concentração.
Evento reforça a importância do apoio comunitário para manter serviços essenciais da instituição.
Atividades lúdicas e performances celebram ritmos e artistas que marcaram a MPB.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.