Notícias

Fanfarra da Apae Curitiba conquista 5 troféus no Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas

O 30º evento teve a participação de trinta grupos de diversas regiões do Paraná.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

No último sábado (16), a Fanfarra da Apae Curitiba participou do XXX Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas na cidade de Bandeirantes (PR). Os alunos conquistaram cinco troféus em  1° lugar nas categorias Mor de Comando, Baliza, Pavilhão Nacional, Corpo Musical, e Corpo Coreográfico, além de um certificado. 

O campeonato levou os alunos da Escola Agrícola a realizar uma apresentação com duração cronometrada de 20 minutos. Durante esse tempo, eles executaram uma cadência rítmica de entrada, tocaram duas peças musicais distintas e concluíram com outra cadência rítmica de saída. As composições avaliadas foram a Nona Sinfonia de Beethoven e “Anunciação” de Alceu Valença.

Célia Mozer, regente da Fanfarra, falou sobre a conquista. ‘’Este evento foi um marco para nossa trajetória! É a primeira vez que recebemos troféus na categoria “Banda PcD”, conforme está no regulamento do Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas! Uma conquista única de 2023’’, disse. 

Mauro Mocochinski, diretor da Escola Agrícola, enfatizou a relevância da banda na vida dos alunos. ‘’A Fanfarra exerce uma importante função social que é a inclusão dos estudantes na sociedade, onde eles possam ser protagonistas de um projeto que acaba possibilitando uma melhoria na qualidade de vida dos mesmos’’, relatou. 

A escola também desempenhou um papel fundamental no processo de preparação da Fanfarra. O diretor explicou que, em eventos como este, a escola mobiliza recursos de diversas maneiras, como ajustando horários para a realização dos ensaios. Os professores e funcionários também colaboram na manutenção dos equipamentos e uniformes, enquanto as cozinheiras auxiliam na preparação dos lanches durante os ensaios e viagens.

Para manter a motivação dos alunos e incentivá-los a continuar participando dos projetos promovidos pela instituição, especialmente no que diz respeito ao trabalho desenvolvido na Fanfarra, é crucial contar com o apoio das famílias e de toda a comunidade escolar. Esse processo contribui positivamente para manter o envolvimento de todos os estudantes nos eventos destinados a eles. 

A Apae Curitiba, agradece em especial a empresa Princesa dos Campos, que proporcionou o transporte totalmente gratuito para a viagem dos alunos para o campeonato.

A Fanfarra da Apae Curitiba

A Fanfarra da Apae Curitiba é um grupo de estudantes com deficiência intelectual e/ou múltipla que se reúne para tocar instrumentos melódicos e de percussão no ambiente escolar da instituição de Santa Felicidade, Curitiba. Atualmente, o conjunto é formado por 48 integrantes, sendo 6 funcionários e 42 estudantes. Estes se apresentam em eventos de Curitiba e Região Metropolitana e em campeonatos, como o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e o Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras (PR e SC).

O grupo tem o intuito de promover aos estudantes da Apae Curitiba as primeiras noções do contexto musical nos aspectos rítmicos e melódicos: compasso de tempo, solfejo melódico e rítmico e proporcionar o senso de cooperação, respeito à disciplina e inclusão social. O objetivo é desempenhar novas tarefas e buscar incluir estudantes com outras habilidades artísticas. 

 

Notícias Relacionadas

Benefícios gerais da atividade física no TEA

Descubra os benefícios da prática de atividades físicas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aprenda a superar desafios específicos e conheça as atividades mais recomendadas para essas crianças.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo