Notícias

Fanfarra da Apae Curitiba conquista 5 troféus no Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas

O 30º evento teve a participação de trinta grupos de diversas regiões do Paraná.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

No último sábado (16), a Fanfarra da Apae Curitiba participou do XXX Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas na cidade de Bandeirantes (PR). Os alunos conquistaram cinco troféus em  1° lugar nas categorias Mor de Comando, Baliza, Pavilhão Nacional, Corpo Musical, e Corpo Coreográfico, além de um certificado. 

O campeonato levou os alunos da Escola Agrícola a realizar uma apresentação com duração cronometrada de 20 minutos. Durante esse tempo, eles executaram uma cadência rítmica de entrada, tocaram duas peças musicais distintas e concluíram com outra cadência rítmica de saída. As composições avaliadas foram a Nona Sinfonia de Beethoven e “Anunciação” de Alceu Valença.

Célia Mozer, regente da Fanfarra, falou sobre a conquista. ‘’Este evento foi um marco para nossa trajetória! É a primeira vez que recebemos troféus na categoria “Banda PcD”, conforme está no regulamento do Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas! Uma conquista única de 2023’’, disse. 

Mauro Mocochinski, diretor da Escola Agrícola, enfatizou a relevância da banda na vida dos alunos. ‘’A Fanfarra exerce uma importante função social que é a inclusão dos estudantes na sociedade, onde eles possam ser protagonistas de um projeto que acaba possibilitando uma melhoria na qualidade de vida dos mesmos’’, relatou. 

A escola também desempenhou um papel fundamental no processo de preparação da Fanfarra. O diretor explicou que, em eventos como este, a escola mobiliza recursos de diversas maneiras, como ajustando horários para a realização dos ensaios. Os professores e funcionários também colaboram na manutenção dos equipamentos e uniformes, enquanto as cozinheiras auxiliam na preparação dos lanches durante os ensaios e viagens.

Para manter a motivação dos alunos e incentivá-los a continuar participando dos projetos promovidos pela instituição, especialmente no que diz respeito ao trabalho desenvolvido na Fanfarra, é crucial contar com o apoio das famílias e de toda a comunidade escolar. Esse processo contribui positivamente para manter o envolvimento de todos os estudantes nos eventos destinados a eles. 

A Apae Curitiba, agradece em especial a empresa Princesa dos Campos, que proporcionou o transporte totalmente gratuito para a viagem dos alunos para o campeonato.

A Fanfarra da Apae Curitiba

A Fanfarra da Apae Curitiba é um grupo de estudantes com deficiência intelectual e/ou múltipla que se reúne para tocar instrumentos melódicos e de percussão no ambiente escolar da instituição de Santa Felicidade, Curitiba. Atualmente, o conjunto é formado por 48 integrantes, sendo 6 funcionários e 42 estudantes. Estes se apresentam em eventos de Curitiba e Região Metropolitana e em campeonatos, como o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e o Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras (PR e SC).

O grupo tem o intuito de promover aos estudantes da Apae Curitiba as primeiras noções do contexto musical nos aspectos rítmicos e melódicos: compasso de tempo, solfejo melódico e rítmico e proporcionar o senso de cooperação, respeito à disciplina e inclusão social. O objetivo é desempenhar novas tarefas e buscar incluir estudantes com outras habilidades artísticas. 

 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo