Apae Curitiba celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down destacando desafios enfrentados por mulheres e suas famílias
Conheça a história de Hipólita e Julinha e descubra como apoiar meninas com síndrome de Down na puberdade.
A Escola de Integração e Treinamento do Adulto (CITA) promoveu ao longo destes últimos dias uma Semana Cultural. O evento destacou a Música Popular Brasileira (MPB), explorando ritmos, estilos e artistas que marcaram a história musical do Brasil.
A programação contou com exposições e apresentações desenvolvidas pelos estudantes, conectando a MPB a atividades pedagógicas como teatro de bonecos, pintura de cartazes, jogos de memória, fantoches e quebra-cabeças. As turmas também mergulharam na biografia e nas letras de grandes nomes da música brasileira, compreendendo sua relevância cultural. Artistas como Rita Lee, Tim Maia, Tom Jobim e Maria Bethânia foram homenageados em performances criativas apresentadas por cada grupo de alunos.
Soeli Morais, diretora da Escola CITA, destacou a importância de trabalhar a MPB no processo educativo: “A música nos permite nos aproximar mais deles, e eles adoram — dá para dançar e, ao mesmo tempo, apresentar a música popular brasileira, que muitas vezes acaba esquecida. Queríamos resgatar essa essência”.
No encerramento realizado ontem (24), o estudante Claudinei Calixto trouxe interpretações de três clássicos ao lado do professor Everton Gonçalves: Azul da Cor do Mar, de Tim Maia; Anunciação, de Alceu Valença; e Samba da Minha Terra, de Dorival Caymmi.
A Semana Cultural é uma tradição da escola e tem como propósito ampliar o repertório cultural dos alunos, integrando arte, história e educação de forma lúdica. Segundo a direção, eventos como este reforçam o compromisso da escola com uma formação abrangente, promovendo inclusão e desenvolvimento por meio da cultura.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Escola de Integração e Treinamento do Adulto atende adolescentes e adultos a partir dos 16 anos, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos alunos. Através de recursos que estimulam a formação de hábitos, atitudes, e habilidades perceptuais e manuais, a escola busca proporcionar um crescimento pleno.
Conheça a escola clicando AQUI.
Endereço: Rua Orlando Peruci, 1472 – Butiatuvinha, Curitiba – PR
Contato: (41) 3155-7955
Conheça a história de Hipólita e Julinha e descubra como apoiar meninas com síndrome de Down na puberdade.
Desinformação e estereótipos ainda dificultam a inclusão; veja o que é mito e o que é realidade.
Entenda o que é a hipotonia muscular, conheça suas causas, tipos e as opções de tratamento para essa condição, que afeta pessoas com síndrome de Down e também indivíduos com autismo.
Projeto incentiva sustentabilidade, autonomia e conscientização sobre os cuidados com a natureza.
Abandonar estereótipos, usar termos adequados, rever discursos e buscar informação são atitudes simples que promovem uma sociedade mais inclusiva e respeitosa para as pessoas com deficiência.
O recurso será destinado para a manutenção das atividades da instituição.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.