Casas Lar

O Acolhimento Institucional são espaços de acolhimento para maiores de idades de 18 a 59 anos onde os abrigados, com Deficiência Intelectual e/ou múltiplas, na condição de órfãos, abandonados ou em situação de risco. Nelas, residem como em um lar, lá são assistidos por assistentes sociais, coordenadores, cuidadores e equipe terapêutica, são organizadas atividades e cuidados diários

Os acolhidos, bem como a cuidadoras, são acompanhados por um assistente social e também por um coordenador geral, que são responsáveis por ações tais como: escala/presença das cuidadoras, passeios, viagens, aquisição de alimentos, remédios, vestuário, consultas médicas e odontológicas, qualidade dos cuidados dentro das casas e também pelo contato e agendamento de possíveis visitas de parentes visando reforçar vínculos familiares para possível retorno ao lar.

O trabalho desenvolvido nas Casas Lar é realizado em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, que também faz o encaminhamento de novos possíveis moradores, inclusive os advindos de determinação judicial, e o acompanhamento da qualidade do acolhimento e bem estar dos moradores.

O serviço de acolhimento prestado pela Apae, em toda a sua extensão, é também acompanhado pelo Ministério Público/Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Vara da Infância e da Juventude.

Área Terapêutica

Oferecemos aos moradores atendimentos clínicos terapêuticos nas áreas de:

  • Médico Neurologista;
  • Psicologia;
  • Musicoterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Fisioterapia;
  • Terapia Ocupacional;
  • Serviço Social;
  • Nutricionista.

Atividades Desenvolvidas

As casas oferecem às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla moradia em regime de internato, advindos de situação de risco social, abandono e/ou órfãos.

Contamos com 34 acolhidos com idade entre 18 e 59 anos.

Onde estão as Casas Lar

Rua Orlando Peruci, 1472 – Casa 4 – Casa 4 – Butiatuvinha, Curitiba – PR, 82400-300

Compartilhe
Confira as fotos

Galeria de imagens

Pular para o conteúdo