Musicoterapia

Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos pacientes.

Pode ser utilizado em qualquer área que haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de prevenção ou para melhorar a qualidade de vida.

Como funciona?

É realizado com o paciente passivo, somente escutando o musicoterapeuta tocando, ou ativo, ou seja, participando e fazendo música e canções com o terapeuta.

Essas sessões de terapia são muito úteis para ajudar no desenvolvimento de habilidades comunicativas, de autoexpressão e favorecer o desenvolvimento cognitivo, através do contato com os instrumentos o paciente é estimulado a realizar coordenando olho-mão, além de questões relacionadas a ritmo e tempo.

Também é possível que a musicoterapia seja utilizada em grupos, em que todos os membros tocam algum instrumento em conjunto e participam da execução de uma música. 

Através das sessões de musicoterapia, a família também é incentivada a inserir músicas infantis na rotina da criança, visando a estimulação no ambiente domiciliar e favorecendo ainda mais o desenvolvimento de habilidades trabalhadas nas sessões.

Público Alvo

Assistidos pela APAE Curitiba, que após a avaliação profissional foi identificada a necessidade.

Compartilhe
Pular para o conteúdo