Notícias

Jovem com síndrome de Down alcança o sucesso e deixa sua marca no mundo dos negócios

Seu exemplo mostra a outras pessoas com deficiência a perseguirem seus sonhos e a se capacitarem para serem protagonistas de suas próprias histórias.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em
Foto: reprodução instagram @bellatuccicafe

A história de Jéssica Pereira da Silva é um testemunho de perseverança e realização de sonhos. Aos 31 anos, Jéssica nutria o desejo de empreender, e com o apoio de sua mãe e irmã, transformou esse sonho em realidade, onde abriram a cafeteria Bellatucci, localizada em Pinheiros, São Paulo. 

Em uma entrevista ao portal Exame, Jéssica expressou a emoção de ver seu projeto concretizado: “O café mudou minha vida. Antes, eu passava muito tempo em casa, assistindo muita televisão. Agora, chego em casa às 7h da noite, trabalho de segunda a sábado”, compartilhou.  

O amor pela culinária, herança de sua mãe, se reflete na colaboração da preparação de uma variedade de produtos, incluindo bolos de pote, brigadeiros, pães de mel e crepes. Além da mãe e da irmã, Jéssica conta com a parceria de seu namorado, que também tem síndrome de Down, desempenhando o papel de barista.

Ivânia Della Bella da Silva, mãe de Jéssica, realiza um papel fundamental no gerenciamento do estabelecimento, superando desafios diários e liderando treinamentos. Dona Ivânia destaca a persistência necessária para manter a confiança dos clientes. ‘’Os obstáculos que enfrentamos, como transmitir às pessoas a confiança necessária para contratar o serviço, são desafiadores. É um trabalho árduo, porém autêntico”, disse ao portal. 

Dona Ivânia aconselha outros pais e mães a incentivarem seus filhos com síndrome de Down, acreditando que é por meio desse apoio que se constrói um caminho de superação, afinal os pais também são responsáveis por ajudar no desenvolvimento de seus filhos e os apoiarem em seus sonhos. É importante oportunizar experiências para que desenvolvam suas capacidades e a autonomia. 

“Os nossos filhos jovens estão abrindo caminho para esses bebês [pessoas com Down] com um leque de possibilidades. Desejo que as mães estimulem seus filhos e deixem eles serem o que eles quiserem porque eles podem, basta você confiar. Se ele gosta de uma coisa, trabalhe em cima disso, que ele vai dar certo e acreditar. Tenho a experiência viva e espero que um dia a sociedade deixe de falar inclusão e fale apenas em convivência, que a gente saiba conviver com os diferentes”, argumentou Ivânia.

Vale ressaltar a existência da Lei de Cotas, que estabelece que empresas com mais de cem funcionários reservem de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência. Essa legislação destaca a importância da inclusão no mercado de trabalho, promovendo a diversidade e a representatividade, fomentando um ambiente mais justo e igualitário para todos. A presença de empreendedores como Jéssica Pereira da Silva reforça a ideia de que a inclusão gera oportunidades e contribui para um mercado mais enriquecedor e acessível a todos os talentos.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram

Seja um Dindo ou uma Dinda e ajude a Apae

O projeto trata-se de uma ação de apadrinhamento onde a cada mês poderá ser doado uma determinada quantia para a instituição. O valor vai ajudar a Apae a manter seu funcionamento e utilizá-lo nas reformas nas escolas. Podem participar da campanha qualquer pessoa interessada que entrar em contato através do e-mail [email protected]. Seja um dindo ou uma dinda clicando AQUI. 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo