Notícias

Apae Brasil lança cartilha sobre prematuridade

Conheça os riscos dessa condição e compreenda como ela pode desencadear sérias complicações cognitivas e motoras, podendo resultar na deficiência intelectual.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

No dia 17 de novembro, foi celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, com o propósito de aumentar a visibilidade e sensibilizar a sociedade para as necessidades e direitos dos bebês prematuros, assim como suas famílias. Em parceria com a ONG Prematuridade.com, a Apae Brasil lançou a cartilha “Prematuridade: o que você precisa saber”.

Conforme divulgado pela Apae Brasil, a finalidade da cartilha é evidenciar os desafios associados a esse cenário, o que coloca o Brasil na 10ª posição do ranking global de nascimentos prematuros.

Durante o evento de lançamento, José Turozi, presidente da Apae Brasil, destacou a relevância de sensibilizar a sociedade acerca dos cuidados essenciais durante a gestação para assegurar a saúde dos bebês prematuros. Em declaração ao site, ele enfatizou: “A gente está muito feliz em lançar essa cartilha, que vem para conscientizar a sociedade a respeito dos cuidados que tem que ter com a gestante para que o bebê que vai nascer tenha uma vida saudável, um futuro tranquilo”, ressaltou.

A cartilha “Prematuridade: o que você precisa saber” está disponível no site da Apae Brasil. Para ter acesso, basta clicar neste link 

As consequências da prematuridade

De acordo com o artigo ‘’Prematuridade e seu impacto sobre o desenvolvimento psicossocial e emocional da criança’’, uma parcela de 10% a 15% dos bebês prematuros apresenta problemas neurossensoriais graves, como cegueira, surdez ou paralisia cerebral, enquanto 30 a 60% enfrentam deficiências cognitivas, dificuldades de aprendizado e anomalias na linguagem. O instituto também destaca ainda que cérebros com volumes menores estão associados a desempenhos cognitivos inferiores e a um aumento nos casos de transtorno de déficit de atenção.

Nem todos os bebês prematuros sofrem danos cerebrais, mas aqueles que têm, estão mais propensos a desenvolverem distúrbios depressivos significativos. Conforme o portal neurasdamamae, especializado em neuropsicologia, crianças prematuras enfrentam seis vezes o risco de dificuldades de aprendizado em comparação com aquelas nascidas no tempo certo.

A prematuridade também está associada a um considerável risco de transtornos de desenvolvimento, incluindo a Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtorno do desenvolvimento da coordenação e distúrbios de aprendizagem verbais e não-verbais, como a dislexia.

Não deixe de doar! Ajude a Apae Curitiba

A Apae de Curitiba precisa da sua ajuda. Hoje a instituição atende quase 474 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 40 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,4 mil por mês. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Contamos com três centros terapêuticos com atendimentos gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba; e sete Casas Lar. Confira nossas escolas clicando AQUI.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo