Notícias

Natação é um benefício terapêutico para crianças com síndrome de Down

Atividade física pode melhorar coordenação motora, autoestima e socialização das crianças com a síndrome.
bio-paulo-fortunato
Paulo Fortunato
Jornalista, Gerente de Comunicação, Markentig e Eventos
Publicado em

Crianças com síndrome de Down geralmente enfrentam desafios em relação ao desenvolvimento físico e mental. No entanto, a natação tem se mostrado uma atividade extremamente benéfica para essas crianças.

De acordo com especialistas, o esporte oferece uma série de benefícios para crianças com síndrome de Down. Em primeiro lugar, a água proporciona um ambiente terapêutico que ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e força muscular. Além disso, a natação pode melhorar a resistência cardiorrespiratória, o que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

A natação também é uma atividade social que permite que as crianças com síndrome de Down interajam com outras crianças e adultos, o que pode melhorar suas habilidades de comunicação e socialização. Além disso, ela pode trazer autoconfiança e autoestima, ajudando as crianças a se sentirem mais independentes e capazes.

Segundo a Associação Nacional de Síndrome de Down, a natação é uma atividade que deve ser incorporada à rotina dessa criança desde cedo. Crianças com síndrome de Down podem aprender a nadar tão bem quanto outras crianças e se beneficiar dos mesmos níveis de atividade física e interação social.

O acesso à natação para crianças com síndrome de Down pode ser desafiador, mas algumas organizações oferecem programas especialmente desenvolvidos para atender às necessidades delas. É importante que os pais de crianças com síndrome de Down se informem sobre esses programas e os benefícios que a natação pode oferecer para seus filhos.

Na Apae Curitiba, estudantes com síndrome de Down da Escola CEDAE, na grade escolar, possuem aulas de natação. Para participar, os pais precisam protocolar o atestado médico para a realização das atividades.

Em resumo, a natação é uma atividade extremamente benéfica para crianças com síndrome de Down, oferecendo uma série de benefícios físicos, mentais e sociais. É importante que pais e cuidadores incorporem a natação à rotina de seus filhos, oferecendo a eles a oportunidade de experimentar essa atividade terapêutica e enriquecedora.

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba. Confira nossas escolas:

➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 

➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses. 

➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.

 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo