Notícias

Meu filho foi diagnosticado com síndrome de Down: e agora?

Navegando pela jornada: compreendendo e apoiando o desenvolvimento de crianças com síndrome de Down em Curitiba.
bio-paulo-fortunato
Paulo Fortunato
Jornalista, Gerente de Comunicação, Markentig e Eventos
Publicado em

A notícia de que seu filho tem Síndrome de Down pode ser um momento de muitas emoções e dúvidas para os pais. Esta jornada, embora desafiadora, está repleta de aprendizados e crescimento. Em Curitiba, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) oferece um suporte essencial para famílias nessa situação. Vamos explorar alguns aspectos importantes que os pais devem considerar.

A Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo 21, caracterizada pela presença de uma cópia extra, total ou parcial, desse cromossomo. Essa condição pode levar a características físicas específicas e variações nos níveis de desenvolvimento intelectual. Cada criança com Down é única e possui suas próprias habilidades e desafios.

O acompanhamento precoce é muito importante. A Apae de Curitiba, por exemplo, enfatiza a seriedade da estimulação nos primeiros anos de vida. Guias de estímulo, como os oferecidos pelo Movimento Down, são recursos valiosos que ajudam no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.

A educação inclusiva é um direito assegurado e fundamental. Crianças com Síndrome de Down podem se beneficiar enormemente de um ambiente escolar inclusivo, que valorize suas habilidades e as desafie a superar dificuldades. A Apae de Curitiba trabalha ativamente para promover essa inclusão, colaborando com as escolas e oferecendo suporte aos educadores.

A atenção à saúde é outra área vital. Diretrizes específicas para a saúde de pessoas com Down, como as publicadas pelo Ministério da Saúde, são essenciais para orientar os pais sobre as necessidades específicas de seus filhos. A Apae de Curitiba também oferece acompanhamento médico e terapêutico especializado.

Conforme as crianças crescem, a promoção da inclusão social e da autonomia se torna cada vez mais importante. Adolescentes e adultos com Down devem ser incentivados a participar de atividades sociais, desenvolver habilidades de vida independente e, se possível, ingressar no mercado de trabalho. A Apae de Curitiba oferece programas que visam essa inclusão e autonomia.

Para os pais, cuidar de sua própria saúde emocional é tão importante quanto cuidar de seus filhos. Conectar-se com outras famílias e buscar apoio em comunidades, como a oferecida pela Apae de Curitiba, pode ser extremamente benéfico. É um espaço onde experiências e informações são compartilhadas, proporcionando um ambiente de suporte mútuo.

Embora o diagnóstico de Síndrome de Down possa inicialmente trazer incertezas, com o apoio e as informações corretas, as famílias podem percorrer esse caminho de maneira positiva. Em Curitiba, a Apae desempenha um papel vital no fornecimento de recursos, apoio e orientação para estas famílias, garantindo que cada criança com Down tenha a oportunidade de alcançar seu máximo potencial.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

Ajude a Apae Curitiba com suas Notas Fiscais

A Apae Curitiba disponibiliza urnas de coleta para notas fiscais em instituições parceiras. Quando o cliente não informa seu CPF é possível deixá-las dentro da urna como forma de doação. Nós podemos recolher periodicamente e lançar no sistema do Nota Paraná e, assim, conseguimos receber o valor dos impostos e reverter em doação para ajudar com os custos da instituição. Se você tem um comércio, entre agora mesmo em contato conosco e informe seu desejo de nos ajudar que levaremos até você uma urna de coleta. Contamos com sua ajuda. Muitas vidas podem ser impactadas através dessa sua atitude. Saiba mais clicando AQUI

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo