Notícias

Legislação garante acesso à meia-entrada de crianças autistas em áreas de lazer

A ação prevê mais inclusão, além de dar suporte e assistência aos pequenos e as famílias
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

De acordo com a Lei 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência – Art. 42 toda pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

Legislações como essa são fundamentais para colocar a inclusão em prática, além de dar todo o suporte necessário às famílias. Além de permitir que a PcD tenha acesso a esses benefícios, a Lei 12.764/2012 diz que as pessoas com Transtorno do Espectro autista também podem ser beneficiadas com meia-entrada entre os estabelecimentos da área de lazer. 

Diante do decreto (8.537/2015) declarado no artigo 1º, a meia-entrada foi regulamentada para que toda PcD possa ter acesso a eventos artístico-culturais e esportivos, além de jovens de baixa renda, estudantes e pessoas com deficiência. Sessões de cinema, teatro, parques, museus, estádios, entre outros, devem ser acessíveis a todos. Lembrando que a lei também se estende para acompanhantes. 

Ao chegar no estabelecimento é importante apresentar a comprovação da condição. Para quem não tem o RG que identifica a pessoa com deficiência, é necessário estar com o atestado ou declaração médica. Segundo o portal Autismo e Realidade é recomendável que sejam renovados os comprovantes a cada seis meses.

Vale ressaltar que essa prática da meia-entrada só é aceita em eventos que cobrem ingresso, isso não se estende para shoppings que contenham brinquedos com carregamento ou que seja efetuada a compra de fichas. É importante que os pais ou responsáveis se informem sobre como será o evento, se há condições apropriadas, além da venda de ingressos para deficientes. Há lugares que disponibilizam entrada gratuita para as PCDs e cobram 50% do acompanhante. 

Em casos em que o estabelecimento informe que não existe meia-entrada para deficientes, basta chegar e apresentar o comprovante, caso persista essa situação ou o atendente não saiba do que se trata, os pais e responsáveis devem pedir para chamar a supervisão. É importante que os acompanhantes estejam cientes de que a meia-entrada e o acesso a lugares culturais são garantidos por lei e ela deve ser respeitada.  

Ajude a Apae Curitiba com suas Notas Fiscais

A Apae Curitiba disponibiliza urnas de coleta para notas fiscais em instituições parceiras. Quando o cliente não informa seu CPF é possível deixá-las dentro da urna como forma de doação. Nós passamos recolhendo periodicamente e lançamos no sistema do Nota Paraná e, assim, conseguimos recolher o valor dos impostos e reverter em doação para ajudar com os custos da instituição. Se você tem um comércio, entre agora mesmo em contato conosco e informe seu desejo de nos ajudar que levaremos até você uma urna de coleta. Contamos com sua ajuda. Muitas vidas podem ser impactadas através dessa sua atitude. Saiba mais clicando AQUI. 

Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo