Notícias

Cinco fatos sobre a Síndrome de Turner: o que você precisa saber

Conheça mais sobre os efeitos físicos e emocionais da Síndrome de Turner e saiba como é possível tratá-la e levar uma vida saudável
bio-paulo-fortunato
Paulo Fortunato
Jornalista, Gerente de Comunicação, Markentig e Eventos
Publicado em

A Síndrome de Turner é uma condição genética rara que afeta exclusivamente mulheres. A condição é causada pela falta de um ou parte de um cromossomo X, e pode ter efeitos significativos na saúde e no bem-estar das mulheres afetadas. Aqui estão 5 fatos importantes que você precisa saber sobre a Síndrome de Turner:

Incidência e Diagnóstico

A Síndrome de Turner afeta aproximadamente 1 em cada 2.500 mulheres. A condição pode ser diagnosticada antes do nascimento por meio de testes pré-natais ou após o nascimento por meio de exames de sangue e de imagem. Os sintomas podem variar amplamente de uma pessoa para outra, e algumas mulheres podem ter apenas sintomas leves ou nenhum sintoma.

Efeitos físicos

A Síndrome de Turner pode ter vários efeitos físicos. As mulheres com a condição tendem a ser mais baixas do que a média, com braços e pernas mais curtos. Elas podem ter pescoço alargado e inchaço nas mãos e nos pés. As mulheres com a condição também têm um risco aumentado de problemas de saúde, como problemas cardíacos, renais e da tireoide.

Efeitos emocionais

 

As mulheres com Síndrome de Turner podem enfrentar desafios emocionais e psicológicos. Elas podem sentir-se isoladas ou diferentes das outras mulheres e podem ter dificuldade em estabelecer relacionamentos íntimos. As mulheres com a condição também podem ter um risco aumentado de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Tratamento

Não há cura para a Síndrome de Turner, mas há tratamentos disponíveis para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das mulheres afetadas. Por exemplo, as mulheres com a condição podem precisar de terapia hormonal para ajudar no desenvolvimento sexual e para prevenir a osteoporose. Elas também podem precisar de acompanhamento regular com um cardiologista, endocrinologista e outros especialistas.

Perspectivas de vida

Com o tratamento adequado e o acompanhamento regular, muitas mulheres com Síndrome de Turner podem levar uma vida saudável e feliz. Elas podem ter filhos com a ajuda da fertilização in vitro e outros tratamentos de fertilidade. No entanto, as mulheres com a condição devem ser cuidadosamente monitoradas ao longo da vida para detectar e tratar quaisquer problemas de saúde que possam surgir.

Em resumo, a Síndrome de Turner é uma condição rara que afeta exclusivamente mulheres. Embora a condição possa ter efeitos significativos na saúde e no bem-estar, existem tratamentos disponíveis que podem melhorar a qualidade de vida e perspectivas de vida das mulheres com a condição.

Ajude a Apae Curitiba através da sua conta de luz

Você sabia que uma das formas de doar para Apae Curitiba é através da sua conta de luz? Basta entrar em contato com a Copel pelo telefone 0800 722 2723 e informar que quer fazer uma doação para a instituição do valor desejado. O valor que você escolheu será direcionado a instituição que será cobrado na sua próxima fatura. Não esqueça de estar com documentos em mãos para que eles possam confirmar sua identidade. Não deixe de doar! Existem maneiras simples e fáceis para você colocar sua generosidade em prática. Entre em contato agora mesmo com a Copel solicitando sua doação. Contamos com você. Saiba mais clicando AQUI

Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Para saber mais sobre a Síndrome de Turner acesse AQUI.

Notícias Relacionadas

Benefícios gerais da atividade física no TEA

Descubra os benefícios da prática de atividades físicas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aprenda a superar desafios específicos e conheça as atividades mais recomendadas para essas crianças.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo