Estratégias para evitar a exposição a gatilhos no Transtorno do Espectro Autista
Descubra quais são os principais estímulos estressores no autismo e confira dicas práticas para criar um ambiente acolhedor e seguro.
A Escola Terapêutica Vivenda, pertencente a Apae Curitiba, realiza atendimentos a pessoas com deficiência intelectual severa, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. Recebe estudantes acima dos 16 anos e de acordo com um Currículo Funcional Natural.
Com uma equipe de docentes preparada, a escola foca em proporcionar, diariamente, atividades de aprendizagem criativa, diversificada e individualizada para cada um dos atendidos através da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1º ao 5º ano.
As atividades oferecidas, em regime de período integral (manhã e tarde), são maneiras de estimular as habilidades cognitivas e socioafetivas para o bem-estar dos alunos. Os exercícios visam desenvolver a autonomia em sua rotina, tal como a funcionalidade de tolerância na vivência social do dia a dia.
Responsável por gerir e administrar a escola, a diretora Celma Tessari colabora para construção de um bom ambiente entre professores, alunos e demais da área terapêutica. Destaca que o primeiro ponto para a mudança social é levar “afetividade e orientação aos estudantes, de acordo com a necessidade de cada um.”
Conforme a diretora, o papel dos colaboradores é feito com carinho, buscando trazer respeito ao comportamento e a individualidade dos estudantes na hora de determinar de forma adequada as regras.
A Escola Terapêutica Vivenda está localizada na Rua Orlando Peruci, 1472, Butiatuvinha, Curitiba (Santa Felicidade). Para mais informações, entre em contato pelo (41) 3372.2625 ou e-mail: [email protected]. Saiba mais clicando AQUI.
Descubra quais são os principais estímulos estressores no autismo e confira dicas práticas para criar um ambiente acolhedor e seguro.
O desenvolvimento da coordenação motora fina é essencial para melhorar a funcionalidade e promover a autonomia de crianças com deficiência intelectual. Descubra atividades eficazes para estimular essa habilidade em casa!
Entenda como essas habilidades cognitivas impactam a autonomia e o aprendizado, e conheça estratégias para aprimorá-las.
O filme incentiva o público a refletir sobre preconceitos e estereótipos sobre pessoas com deficiência intelectual, ao mesmo tempo que promove a valorização da diversidade.
Atividades lúdicas e criativas estimulam a concentração e o foco, promovendo a interação com estímulos adequados desenvolvidos em sala de aula.
A Assistente Social Rosilei Pivovar traz questionamentos sobre a implementação de ações na prática principalmente nos campos da saúde, educação e mercado de trabalho.
A partir de 16 anos, atendendo Currículo Funcional natural.
Deficiência intelectual severa, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento.
Nosso objetivo é possibilitar e ofertar programas e atividades que favoreçam o desenvolvimento das habilidades cognitivas, socioafetivas, motoras e comportamentais, permitindo que o edicando seja favorecido em suas práticas de vida diária e inserção social, melhorando sua qualidade de vida.
A Proposta Curricular contempla os conhecimentos: aprendizagem de valores, atitudes sociais, educação para a cidadania e vivência funcional de acordo com a necessidade dos estudantes, permitindo a compreensão e atuação em seu meio de convívio.
São propostas atividades através de programas interdisciplinares, buscando desenvolver no estudante autonomia na sua rotina diária, funcionalidade na vida prática, desenvolvimento motor e tolerância à vivência social, envolvendo sempre estratégias que trabalhem o lúdico e o funcional.
Nesse contexto, todas as atividades propostas estão adaptadas, respeitando o meio de vivência de cada estudante, sua história de vida, conhecimento familiar e social, seu estilo de vida e seu ritmo.
A equipe de docentes tem por estratégia de ensino propor diariamente atividades que estimulem a aprendizagem de forma criativa, diversificada e individualizada para cada estudante, oferecendo assim condições para que a aprendizagem ocorra de maneira funcional e espontânea, tornando a vivência escolar agradável, prazerosa e produtiva, sendo necessário e indispensável para a qualidade de vida dos estudantes.
Rua Orlando Peruci, 1472 – B – Prédio C – Butiatuvinha, Curitiba – PR, 82400-300
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.