Notícias

Comunicação Alternativa: estratégia compartilhada por profissionais e pais de pessoas autistas

Conheça os métodos utilizados e seus benefícios na vida das pessoas com TEA.
bio-lorena
Lorena Motter Kikuti
Estagiária de Jornalismo
Publicado em

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que se destaca pela modificação das funções de desenvolvimento neurológico do indivíduo, afetando suas habilidades de comunicação, linguagem, interação social e comportamento.

Conforme o artigo “Distúrbios do desenvolvimento – Estudos Interdisciplinares”, publicado por Cibelle Amato, Decio Brunoni e Paulo Boggio, as alterações na entrada de estímulos sensoriais, o processamento e incorporação pelo sistema nervoso central, assim como modificações na programação das respostas motoras podem ser explicações para as dificuldades comunicativas e sociais em pessoas com o espectro. 

Dessa forma, a promoção de habilidades comunicativas, tais como diálogo através de figuras, comunicação funcional ou alcance a sintetizadores de voz, provoca progressos no comportamento adaptativo e redução de condutas-problema. Por isso, de acordo com o escrito, a comunicação alternativa e ampliada (CAA), como um instrumento de ensino e de inserção na sociedade, é um método essencial para a vida das famílias com filhos que pertencem ao espectro. A CAA é caracterizada por um método que busca potencializar recursos comunicativos emergentes ou códigos alternativos, como figuras, desenhos ou símbolos, e responde às necessidades de comunicação dessas crianças (e adultos) que possuem adversidades relacionadas à comunicação funcional. 

De acordo com o estudo, os pais ou cuidadores são os principais parceiros de comunicação da criança com TEA e devem ser tratados como peças chaves em qualquer interferência de aquisição de linguagem e comunicação para os filhos. Desse modo, é necessário realizar um treinamento sistemático e efetivo para que os pais aprendam métodos de CAA que favoreçam o desenvolvimento de linguagem. 

Além disso, o texto também enfatiza que o treinamento em CAA pode ser praticado em momentos de interação e com o uso de princípios de intervenção naturalística. Essas intervenções podem ser realizadas tanto por pais, profissionais ou professores e podem acontecer nas tarefas cotidianas da família e da criança. 

Em uma intervenção naturalística, o profissional ou familiar ajusta o ambiente, tarefa ou rotina, oferece suporte para que a criança desenvolva o comportamento desejado, adapta a conduta quando necessário e estabelece consequências naturais para reforçar o comportamento ou habilidade a ser aprendida.

A ampliação do repertório comunicativo é a possibilidade de uma criança ou adolescente interagir, inserir-se em jogos, atividades acadêmicas e envolver-se em conteúdos escolares por intermédio da comunicação. Fazer o uso da comunicação em contextos interativos, no meio escolar, na clínica ou em socializações, depende de um conhecimento acerca das técnicas, de treinamento com o parceiro de comunicação e a utilização dessas informações, na prática, como aponta o artigo. 

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

Seja um Voluntário da Apae Curitiba

Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da pessoa com deficiência intelectual.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo