Notícias

Métodos de Comunicação Alternativa

Como imagens, símbolos e sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) estão revolucionando a comunicação para pessoas com dificuldades de fala e linguagem.
bio-paulo-fortunato
Paulo Fortunato
Jornalista, Gerente de Comunicação, Markentig e Eventos
Publicado em

Enquanto a comunicação verbal é o meio mais comum de interação, para muitos, é um verdadeiro desafio. Em um mundo cada vez mais consciente e inclusivo, as comunicações alternativas surgem como um farol de esperança para aqueles que lutam para expressar suas necessidades e sentimentos. Vamos mergulhar neste mundo de possibilidades, desde imagens e símbolos até sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (CAA), que estão possibilitando novas maneiras de se conectar e comunicar. 

Os sistemas de CAA surgem como ferramentas vitais, especialmente para indivíduos que têm dificuldades de fala e linguagem devido a condições como autismo, paralisia cerebral, AVC ou doenças neuromusculares. Esses sistemas abrangem uma variedade de estratégias, desde técnicas de baixa tecnologia, como placas de símbolos, até dispositivos de alta tecnologia que geram fala. 

Imagens e símbolos, elementos centrais da comunicação alternativa, são uma maneira direta e eficaz de transmitir mensagens sem a necessidade de fala. O uso de imagens pode variar desde cartões de imagem individuais, como aqueles usados no sistema PECS (Picture Exchange Communication System), até pictogramas complexos incorporados em aplicativos de comunicação assistiva. 

Esses símbolos podem ser personalizados de acordo com as necessidades do usuário, permitindo-lhes expressar uma ampla gama de sentimentos, desejos e necessidades, proporcionando assim uma sensação de autonomia e inclusão. O uso de imagens e símbolos também promove a compreensão e a participação de pessoas com dificuldades de leitura e escrita. 

Os avanços tecnológicos abriram as portas para sistemas de CAA de alta tecnologia que são tão poderosos quanto acessíveis. Um exemplo marcante é a síntese de fala, que transforma texto em discurso, permitindo que indivíduos com incapacidades verbais possam ‘falar’ digitando ou selecionando palavras e frases em um dispositivo. 

Há também tecnologias de rastreamento ocular, que permitem aos usuários com mobilidade limitada ou nula selecionar ícones, ou palavras em uma tela simplesmente com o olhar. Esses avanços estão ajudando as pessoas a superar as barreiras da comunicação de maneiras que nunca imaginamos. 

A comunicação alternativa (CA) não é apenas uma ferramenta para a expressão individual, mas também promove o relacionamento interpessoal. Através desses métodos, indivíduos que antes tinham dificuldade em se conectar com os outros agora têm a chance de participar de conversas e atividades, melhorando assim sua qualidade de vida e bem-estar emocional. 

Para Suellen Costa Ripka, Terapeuta Ocupacional da Apae Curitiba, o uso da CA pode tornar a pessoa protagonista dos seus desejos e vontades. “O uso da CA proporciona aos indivíduos maior independência em suas atividades de vida diária e instrumentais de vida diária, bem como em todos seus contextos sociais, ocupações e papéis ocupacionais, podendo torná-lo protagonista de seus desejos e vontades, dentro de suas possibilidades de autonomia e independência, ela também auxilia na redução de comportamentos disruptivos, tendo em vista que muitos acontecem devido à incompreensão das necessidades do indivíduo”, disse. 

A profissional também comentou da importância da utilização do método. “A forma como a CA é implementada geralmente estimula a oralidade através do parceiro de comunicação e a percepção do usuário a partir do momento em que é compreendido em seus pensamentos e necessidades mostra a importância da intenção comunicativa, o que o estimula a usar suas potencialidades para seguir comunicando e tendo voz perante a sociedade. Usar a CA como recurso, é dar a possibilidade de fala e compreensão àqueles que foram por muito tempo silenciados e incompreendidos”, falou. 

No entanto, é fundamental lembrar que, embora a tecnologia seja um facilitador poderoso, a implementação bem-sucedida dos métodos de comunicação alternativa requer treinamento e paciência tanto do usuário quanto de seus comunicadores. É uma jornada de descoberta, adaptabilidade e, acima de tudo, humanidade. 

Os métodos de comunicação alternativa estão mudando a maneira como entendemos a linguagem e a interação. Com seu uso crescente e avanços contínuos, podemos esperar um futuro onde ninguém será deixado sem a capacidade de expressar seus pensamentos, desejos e sentimentos. A comunicação é um direito humano, e graças à CAA e outras ferramentas de comunicação alternativa, estamos cada vez mais perto de tornar esse direito uma realidade para todos.

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba. Confira nossas escolas:

➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 

➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses. 

➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo