Notícias

Escolas Cita e Vivenda realizam Festa Julina Interna

Festividades foram realizadas em Santa Felicidade, onde a Apae Curitiba mantém três escolas
rhubia
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
alunos prontos para dançar no pátio da escola. Há bandeirinhas de festa junina verdes e amarelas

Duas Festa Julinas agitaram as escolas da Apae Curitiba nesta semana. As festividades divertiram estudantes da Escola de Integração e Treinamento do Adulto (CITA) na terça-feira (05) e a Escola Terapêutica Vivenda na quarta-feira (06)  com danças e comidas típicas. A organização dos eventos foi realizada pelos profissionais das escolas. 

A diretora da Escola CITA, Soeli Morais, diz que o trabalho com os estudantes começa antes da data da festa, onde os professores ensinam o contexto histórico da tradição – músicas, comidas típicas e danças. No dia do evento a alegria foi contagiante. “Começamos cedo, fazendo a maquiagem, cabelo e as vestimentas. Tinham comidas típicas maravilhosas, como pinhão, bolo de milho, cachorro quente, pipoca, algodão doce, bolo de pote, quentão de suco de uva, enfim, tudo muito gostoso e feito com muito carinho e dedicação”. 

Celma Tessari, diretora da Escola Vivenda, conta que a vivência social é muito importante para os estudantes através da Festa Julina. “Todo esse processo faz parte da prática pedagógica diária onde, no concreto, eles conseguem ter essa vivência.”

Atividades alusivas à Festas Julinas têm finalidade pedagógica e promovem integração entre estudantes da Apae Curitiba. A tradição nasceu em Portugal e foi adaptada à cultura brasileira, celebrando três santos católicos: São João (24 de junho), São Pedro (29 de junho) e Santo Antônio (13 de junho). 

Confira abaixo imagens das festividades.

As escolas

A Apae Curitiba conta com cinco escolas localizadas nos bairros Santa Felicidade, Batel e Seminário que atendem pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A Rede destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, dando apoio às PcD. Tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. Confira as escolas:

➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 
➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses. 
➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA. 
➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA.
➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo