Notícias

Autismo e Esclerose Tuberosa: entenda a relação entre as duas condições

Ao ter conhecimento sobre essa ligação é possível melhorar a compreensão e o tratamento dos pacientes.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

O Autismo e a Esclerose Tuberosa são duas condições neurológicas que afetam o desenvolvimento do cérebro e podem ter impactos significativos na vida dos indivíduos e suas famílias. 

A Esclerose Tuberosa é uma doença genética rara que afeta cerca de uma em cada 6.000 pessoas. Ela é caracterizada pela formação de tumores benignos em diferentes partes do corpo, incluindo o cérebro, o coração, os pulmões e os rins. Esses tumores podem causar uma série de sintomas, incluindo convulsões, atraso no desenvolvimento e problemas de aprendizagem.

O Autismo, por sua vez, é uma condição neurológica que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Embora as causas exatas do autismo ainda não sejam completamente compreendidas, sabe-se que há uma forte base genética para a condição e que ela afeta cerca de uma em cada 59 crianças.

A relação entre o Autismo e a Esclerose Tuberosa se deve, em grande parte, ao fato de que a Esclerose  é uma das principais causas de Autismo secundário. Isso significa que, embora o Autismo não seja uma característica primária da Esclerose Tuberosa, muitas pessoas com a doença desenvolvem autismo como resultado dos tumores cerebrais associados à condição.

De fato, estima-se que cerca de 50% das pessoas com Esclerose Tuberosa também tenham Autismo. Isso pode ser devido ao fato de que os tumores cerebrais causados pela esclerose podem afetar as áreas do cérebro que são responsáveis pela comunicação, interação social e comportamento.

Embora o Autismo secundário associado à Esclerose Tuberosa possa ser desafiador para as pessoas diagnosticadas e suas famílias, é importante notar que muitas pessoas com Esclerose Tuberosa e Autismo possuem vidas plenas e produtivas. Com o tratamento adequado e o apoio da família, amigos e profissionais de saúde, eles podem alcançar seus objetivos e realizar seu potencial.

O tratamento entre as duas condições pode ser complexo e envolve uma variedade de abordagens, incluindo medicamentos, terapia comportamental e ocupacional, e intervenções educacionais. A detecção precoce e o tratamento adequado podem ajudar a minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Além disso, a pesquisa sobre o Autismo e Esclerose Tuberosa está em constante evolução, com novas descobertas e tratamentos sendo desenvolvidos regularmente. A compreensão da relação entre essas duas condições pode ajudar a orientar essas pesquisas e a desenvolver abordagens mais eficazes para o tratamento mais efetivo. 

Por isso, embora o Autismo e a Esclerose Tuberosa sejam condições distintas, eles têm uma relação estreita, com a Esclerose Tuberosa sendo uma das principais causas de autismo secundário. A compreensão dessa relação pode ajudar a melhorar a compreensão e o tratamento dessas condições e fornecer suporte para aqueles que são afetados por elas.

Ajude a Apae Curitiba com suas Notas Fiscais

A Apae Curitiba disponibiliza urnas de coleta para notas fiscais em instituições parceiras. Quando o cliente não informa seu CPF é possível deixá-las dentro da urna como forma de doação. Nós passamos recolhendo periodicamente e lançamos no sistema do Nota Paraná e, assim, conseguimos recolher o valor dos impostos e reverter em doação para ajudar com os custos da instituição. Se você tem um comércio, entre agora mesmo em contato conosco e informe seu desejo de nos ajudar que levaremos até você uma urna de coleta. Contamos com sua ajuda. Muitas vidas podem ser impactadas através dessa sua atitude. Saiba mais clicando AQUI

Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Notícias Relacionadas

Benefícios gerais da atividade física no TEA

Descubra os benefícios da prática de atividades físicas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aprenda a superar desafios específicos e conheça as atividades mais recomendadas para essas crianças.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo