Ser mãe de menina é muito diferente de ser mãe de menino
Voltar Notícias Lorena Motter Kikuti Estagiária de Jornalismo Publicado em19 de julho de 2024 Mas é verdade que ser simplesmente mãe é adentrar num universo que não tem volta, o
O atendimento neurológico para crianças com deficiência intelectual é uma das principais preocupações de profissionais da área da saúde e familiares dessas crianças.
As crianças com deficiência intelectual podem apresentar diferentes graus de comprometimento cognitivo e comportamental, o que exige uma abordagem personalizada e multidisciplinar no atendimento médico. O acompanhamento neurológico é fundamental para identificar condições associadas à deficiência intelectual, como a epilepsia, que pode prejudicar ainda mais o desenvolvimento cognitivo e a qualidade de vida dessas crianças.
Segundo a Dra. Ana Paula Vieira, neurologista infantil e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, “o atendimento neurológico para crianças com deficiência intelectual é uma das principais formas de prevenção e tratamento de problemas de saúde que podem afetar o desenvolvimento neurológico, motor e da linguagem. Além disso, é uma oportunidade para orientar a família sobre os cuidados necessários com a criança e para indicar terapias e tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida e a independência desses indivíduos”.
No entanto, o acesso ao atendimento neurológico para crianças com deficiência intelectual ainda é limitado em muitos países, incluindo o Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelou que apenas 36,6% das crianças com deficiência intelectual recebem atendimento neurológico regular. Isso significa que muitas dessas crianças podem estar sofrendo com problemas neurológicos sem diagnóstico e sem tratamento adequado, o que pode afetar negativamente o seu desenvolvimento e a sua qualidade de vida.
Para melhorar o acesso ao atendimento neurológico para crianças com deficiência intelectual, é necessário que haja investimento em políticas públicas para garantir o acesso aos serviços de saúde necessários para essas crianças. Além disso, é importante que os serviços de saúde ofereçam profissionais capacitados e que haja uma maior conscientização sobre a importância desse atendimento.
O atendimento neurológico é fundamental para a prevenção e tratamento de problemas neurológicos em crianças com deficiência intelectual. É importante que os serviços de saúde garantam o acesso a profissionais capacitados e que haja uma maior conscientização sobre a importância desse atendimento para melhorar a qualidade de vida dessas crianças.
A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba. Confira nossas escolas:
➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses.
➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses.
➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA.
➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA.
➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.
Foto: institutoimepe.com.br
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As escolas seguem planos para promover integração familiar e atividades diversificadas durante esse período.
O evento aprimorou as práticas educacionais e terapêuticas dos profissionais, assegurando um atendimento mais eficaz e humanizado para os alunos autistas.
Luciana Mendes, responsável pelo evento, também ressalta a necessidade de voluntários para manter a organização do bazar.
Inclusão e talento destacam a presença da instituição no maior evento de dança do mundo.
Confira os recursos assistivos disponíveis e como utilizá-los.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.