Notícias

Apae Curitiba recebe doações de estudantes da PUCPR

Produtos de higiene e limpeza foram entregues por estudantes através de um Projeto Comunitário realizado pela Universidade há 20 anos.
rhubia
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Dois alunos posam para a foto. Um menino está do lado esquerdo e a menina do lado direito. Ao fundo, no centro, os produtos de higiene e limpeza estão sobre um armário

As Casas Lar da Apae Curitiba receberam produtos de limpeza e higiene da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A entrega foi feita por estudantes que participam do Projeto Comunitário, disciplina comum a todos os cursos de graduação. 

A parceria com a Apae Curitiba acontece há cerca de 20 anos, desde o início da criação do projeto.  “Semestralmente, eu entro em contato com o responsável para alinharmos as necessidades da instituição e o que podemos, junto aos estudantes, contribuir”, diz Andreia Susan Rosa, Analista de Projetos da PUCPR. Ainda conta que em função da pandemia, foi necessário fazer algumas alterações na ação, pois a proposta é estabelecer uma vivência presencial entre estudante e beneficiário. 

A disciplina vivencial faz parte do eixo de formação e certificação de competências humanas da PUCPR e por meio de parcerias com Instituições sociais visa colaborar com demandas reais da sociedade. Nesse caso, os estudantes foram mobilizadores dessa campanha de arrecadação. 

“Muitas pessoas que perguntaram sobre a Apae, não conheciam o projeto. Nós explicamos, ela achou super legal e quis ajudar. Foi muito gostoso fazer isso com as pessoas: juntar a nossa ajuda com ajuda das outras pessoas”, descreve a estudante de pedagogia, Ana Flávia Rocha. Para Vitória Turkot Antunes Pereira, aluna de Direito, foi muito gratificante participar da causa. “Eu não tinha noção de como as coisas funcionavam. Foi muito bacana. Valeu muito a experiência.” 

As ações de arrecadação de alguns itens foram alinhadas com a assistente social das Casas Lar, Rosilei Bastos Pivovar. A entrega também foi acompanhada por ela que agradeceu a ação. “Em nome das Casas Lar, dos nossos acolhidos, queria agradecer a todos que contribuíram imensamente com os materiais. Isso é de grande valia para nós, são produtos que utilizamos muito. Temos dificuldades financeiras como todas as ONG’s têm financeiramente e isso para nós é muito gratificante.”

Rosilei finaliza convidando a comunidade a conhecer as Casas Lar. “Quem quiser conhecer o nosso trabalho é preciso agendar uma visita pelo contato (41) 3155-7958 e conversar comigo. É muito importante esse convívio entre instituição e comunidade.”

Confira a lista de produtos arrecadados pelos estudantes da PUCPR:

–  Sabão em pó: 137 kg
– Amaciante: 184 litros 
– Água sanitária: 67 litros 
– Detergente: 17 unidades
– Sabão em pedra: 15 unidades (3 fardos) 
– Desinfetante: 33 litros 
– Veja: 1 litro 
– Sabonete: 175 unidades
– Pasta de dente: 34 unidades
– Lenço umedecido: 6 unidades
– Leite: 1 litro 
– Fralda: 160 unidades
– Papel higiênico: 192 rolos
– Luva látex: 4 caixas

As Casa Lar

As sete Casas Lar estão localizadas em Santa Felicidade, Curitiba e acolhem 37 pessoas. São casas de acolhimento para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, maiores de 18 anos, todos nas condições de órfãos, abandonados ou em situações de risco. Nelas os acolhidos residem permanentemente (como em um lar), frequentam as escolas, recebem os atendimentos da área de saúde e são cuidados por mães sociais, responsáveis pelos cuidados, organização e administração das casas.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Família e Desenvolvimento Social (SEDS), que faz o encaminhamento de novos possíveis moradores, inclusive os advindos de determinação judicial, e o acompanhamento da qualidade do acolhimento e bem estar dos moradores. O serviço é acompanhado pelo Ministério Público/Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Vara da Infância e da Juventude.

Morador da Casa Lar com um chapéu caipira sentado em um banco que fica aos redores da casa

Colabore com a Apae Curitiba

A Apae de Curitiba tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. 

A associação é mantenedora de cinco escolas especializadas. Também conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde. Atua em três pilares: educação, saúde e assistência social. Seja um APAExonado! 

Doe: apaecuritiba.colabore.org/doeapae 
Faça um PIX: [email protected] (Chave) 
Seja um Voluntário

Notícias Relacionadas

Síndrome de Down: mitos e realidades

Apesar da síndrome de Down ser uma das síndromes mais conhecidas popularmente, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a essa condição. Por isso, a Apae separou os questionamentos mais comuns para desvendá-los.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo