Notícias

TRE-PR designa influenciadora com síndrome de Down como embaixadora de acessibilidade

Entenda tudo sobre a nomeação de Pietra Silvestri como embaixadora de acessibilidade do TRE-PR e descubra os projetos de inclusão previstos pela Corte Eleitoral.
bio-lorena
Lorena Motter Kikuti
Estagiária de Jornalismo
Publicado em
Foto: Reprodução/TRE-PR

Pietra Silvestri, uma influenciadora curitibana de 21 anos, atinge uma audiência com mais de 250 mil seguidores no Instagram. Além de ser modelo e atriz, ela usa sua plataforma para promover mensagens de empoderamento e conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência, com foco especial na síndrome de Down.

Recentemente, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) nomeou dois representantes de acessibilidade. Pietra Silvestri, a influenciadora com síndrome de Down, foi uma das escolhidas. Ela compartilha essa função com o Dr. Roberto Leite, advogado e membro do Conselho Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que é deficiente visual.

“A atual gestão do TRE-PR, 2024-2026, presidida pelo Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, tem como um dos seus pilares o tema da Acessibilidade”, afirmou Claudia Afanio, assessora de inovação e acessibilidade do TRE. 

De acordo com a Portaria TRE-PR nº 43, emitida em 1º de fevereiro de 2024, o título de embaixador de acessibilidade tem como objetivo estimular a presença de indivíduos com deficiência como colaboradores durante as Eleições Municipais de 2024. Essa medida também busca promover a valorização da diversidade e da inclusão dentro da Justiça Eleitoral.

“A expectativa é aumentar o número de pessoas com deficiência no cadastro eleitoral. Hoje, há uma subnotificação da condição com deficiência. Da mesma forma, queremos aumentar significativamente o número de mesários de PcD”, alegou a assessora do TRE. 

O papel de Pietra Silvestri

Pietra Silvestri foi mesária voluntária nas eleições de 2022 e essa participação teve um impacto significativo para outros jovens com deficiência ou síndrome de Down, além de impulsionar o TRE a olhar com mais atenção às PcD. Segundo Claudia Afanio “sua atividade exitosa inspirou vários projetos, inclusive, neste ano eleitoral”.

A representante do TRE enfatiza a importância da influenciadora como embaixadora de acessibilidade, é esperado que ela lidere campanhas incentivando a participação de pessoas com deficiência como mesários nas Eleições de 2024, além de encorajá-las a atualizarem seus cadastros no TRE para que sua condição como pessoa com deficiência seja registrada. “Assim, a Justiça Eleitoral pode melhor atender a esse eleitor”, completou.

A perspectiva de Pietra

Em entrevista a Apae Curitiba, Pietra contou como ela recebeu essa convocação: “recebemos o convite através do Desembargador Roberto Sigurt, que me escolheu por causa do meu trabalho voluntário nas últimas eleições e por eu falar libras”. 

Para a influenciadora, a nomeação representa inclusão, cidadania, democracia e respeito pelas pessoas com deficiência. Ainda, ela comenta que a função confere a ela uma responsabilidade maior em convidar cada vez mais pessoas com deficiência a participarem ativamente da vida política. “ Através da política vamos evoluir nossos direitos”, afirmou. 

Pietra acredita que esse é mais um passo para um futuro mais inclusivo. Assim, concluiu “que sejamos mais humanizados, mais empáticos, com mais amor e solidariedade. E que as pessoas com síndrome de Down possam um dia ser livres e fazer suas escolhas, e ter autonomia para escolher sua vida, seu trabalho, sua família e seu futuro”. 

Ações do TRE sobre acessibilidade

Além das campanhas para mesários, auxiliares e a atualização de cadastro, Claudia Afanio compartilhou outras ações de inclusão para PcD que o TRE pretende realizar dentro do contexto eleitoral, como a contratação de estagiários com deficiência e a atuação de coordenadores de acessibilidade nos locais de votação. 

Mais ações podem ser consultadas AQUI.  

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

Seja um Voluntário da Apae Curitiba

Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da pessoa com deficiência intelectual.

rosa

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo