Notícias

APAExone-se por um filme inclusivo nesse final de semana! Confira a dica: Campeões (2023)

O filme traz a história sobre inclusão dentro do esporte, destacando a importância de tratar as pessoas com igualdade e respeito.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Já imaginou você e seus colegas fazendo parte de um time de basquete e sendo desacreditados pelo treinador? Esse é o enredo que envolve a história do filme “Campeões”, uma comédia com cara de sessão da tarde dirigida por Bobby Farrelly, estrelada por Harrelson, Ernie Hudson, Cheech Marin, Kaitlin Olson e Matt Cook.

Na comédia dramática, Marcus (Woody Harrelson) é um ex-técnico profissional de basquete que, como parte de seu serviço comunitário, é obrigado pelo tribunal a trabalhar com uma equipe de jogadores com deficiência intelectual. Inicialmente, Marcus duvida das habilidades da equipe e não acredita no potencial dos jogadores. No entanto, ao longo do tempo, o técnico percebe que, ao trabalhar em equipe, o time pode superar suas expectativas e chegar ainda mais longe.

Apesar dos desafios, a direção do filme faz com que o telespectador vibre junto com a equipe, colocando-os como protagonistas em todos os momentos. Esse ponto reforça ainda mais a importância da empatia, da conexão com a história e, além de tudo, da normalização da vida dessas pessoas.

Outro aspecto importante é o respeito com que os personagens com deficiência são retratados. Eles são apresentados de maneira autêntica, como indivíduos plenamente capazes. Embora o roteiro siga em grande parte uma estrutura previsível, a narrativa funciona bem devido ao carisma dos personagens e à abordagem leve e divertida da história. 

A trajetória dos personagens é cativante, instigando a torcida do público até o desfecho. O filme também demonstra, por meio do esporte, que, independentemente das condições, todos têm a capacidade de serem protagonistas de suas próprias vidas e superar os obstáculos mais desafiadores.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

Seja um Voluntário da Apae Curitiba

Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da pessoa com deficiência intelectual.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo