Notícias

Os benefícios da Equoterapia na Síndrome de Joubert

O método oferece muitos benefícios, incluindo o estímulo do sistema nervoso, o desenvolvimento físico e motor, a interação social e o bem-estar geral.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em
benefícios da equoterapia

A síndrome de Joubert é uma condição rara que afeta o desenvolvimento do sistema nervoso central e pode causar problemas de movimento, equilíbrio e coordenação, alterações no crescimento e desenvolvimento, e atrasos no desenvolvimento do linguajar e da fala. 

A equoterapia, também conhecida como terapia com cavalos, pode ser um tratamento valioso para pessoas com essa síndrome, pois oferece muitos benefícios. Um dos principais é o seu efeito sobre o sistema nervoso. O movimento do cavalo durante a terapia pode ajudar a estimular o sistema e a melhorar a coordenação e o equilíbrio. Além disso, o contato com o animal pode ser calmante e terapêutico, o que pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.

Outro benefício da equoterapia é a sua capacidade de promover o desenvolvimento físico e motor. Montar a cavalo exige que o corpo mantenha um bom equilíbrio e realize movimentos precisos, desenvolvendo a força e a flexibilidade muscular. Além disso, ela pode ajudar a melhorar a postura e a orientação espacial, o que pode ser especialmente útil para as pessoas com síndrome de Joubert que podem possuir algumas dificuldades nesses aspectos.

Também pode ser uma atividade socialmente estimulante e divertida. A interação com o cavalo e o instrutor pode ser um incentivo para a comunicação e o desenvolvimento de habilidades sociais. Contudo, o método pode oferecer uma oportunidade de participação em um esporte ou atividade recreativa, sendo benéfico para a saúde mental e o bem-estar geral.

Em resumo, a equoterapia pode ser um tratamento valioso para pessoas com síndrome de Joubert, por oferecer muitos benefícios, incluindo o estímulo do sistema nervoso, o desenvolvimento físico e motor, a interação social e o bem-estar geral. É importante lembrar que cada pessoa diagnosticada com a síndrome de Joubert é única e pode ter necessidades e objetivos diferentes, então é importante ter acompanhamento de um profissional.

Apoie a Apae Curitiba

A Apae de Curitiba tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. Faça sua doação pela chave PIX: [email protected]

A associação é mantenedora de cinco escolas especializadas no atendimento à pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição também conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde. Atua em três pilares – educação, saúde e assistência social.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo