Ser mãe de menina é muito diferente de ser mãe de menino
Voltar Notícias Lorena Motter Kikuti Estagiária de Jornalismo Publicado em19 de julho de 2024 Mas é verdade que ser simplesmente mãe é adentrar num universo que não tem volta, o
Desde 2019, a escola Vivenda da Apae Curitiba tem promovido uma prática funcional para os estudantes. O objetivo é transformar as atividades escolares em experiências lúdicas, envolvendo ativamente os alunos em todas as etapas de preparação de um aniversário.
As atividades foram introduzidas com o Currículo Funcional Natural por orientação da Secretaria de Estado da Educação – SEED. Neste momento, ao desenvolver a proposta, a equipe pedagógica da instituição decidiu implementar essa ação como uma forma construtiva de conhecimento, visando a funcionalidade na vida do estudante. Essa abordagem interdisciplinar está alinhada com o currículo e suas diretrizes.
O currículo Funcional Natural enfatiza a relação entre os conteúdos acadêmicos e a aplicação prática na vida cotidiana dos alunos. A diretora Celma Tessari, conta que essa prática é integrada às disciplinas pedagógicas de forma criativa. Por exemplo, na aula de História, os estudantes exploram os dias do mês e pesquisam sobre suas próprias histórias de vida. Em Língua Portuguesa, eles preparam convites temáticos, enquanto em Geografia, exploram os espaços da escola e convidam colegas e profissionais. A matemática traz elementos relacionados a quantidade de ingredientes que serão preparados. Na véspera do aniversário, os alunos colocam em prática a receita em uma aula de culinária.
No período da manhã da festa, os alunos decoram a sala com balões e materiais temáticos, criando um ambiente festivo. Durante o lanche da tarde, eles cantam o parabéns. Nesse momento, ocorre integração e socialização. ‘’Com esta proposta a escola atende o Currículo Funcional e Formal, desenvolvendo o estudante no processo cognitivo, afetivo e social, oferecendo práticas terapêuticas emocionais, atendendo aos objetivos de desenvolver autonomia e oferecer qualidade de vida,’’ relata a diretora.
Assim, a atividade proporciona um ambiente de aprendizado mais inclusivo, onde os alunos podem socializar e aplicar conceitos acadêmicos de forma prática e divertida. Além disso, estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, criatividade e autonomia.
Atualizado em: 26/06/2023 às 11:43
O público alvo da Vivenda envolve pessoas com deficiência intelectual severa, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento a partir dos 16 anos. Visa possibilitar e ofertar programas e atividades que favoreçam o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sócio afetivas, motoras e comportamentais, permitindo que o educando seja favorecido em suas práticas de vida diária e inserção social, melhorando sua qualidade de vida. Conheça as escolas clicando AQUI.
Endereço: Rua Orlando Peruci, 1472 – Butiatuvinha, Curitiba – PR
Contato: (41) 3372-2625
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As escolas seguem planos para promover integração familiar e atividades diversificadas durante esse período.
O evento aprimorou as práticas educacionais e terapêuticas dos profissionais, assegurando um atendimento mais eficaz e humanizado para os alunos autistas.
Luciana Mendes, responsável pelo evento, também ressalta a necessidade de voluntários para manter a organização do bazar.
Inclusão e talento destacam a presença da instituição no maior evento de dança do mundo.
Confira os recursos assistivos disponíveis e como utilizá-los.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.