Notícias

Turma da Mônica tem representatividade com personagens com deficiência

A história em quadrinhos, Turma da Mônica, criada por por Maurício de Sousa tem seis personagens com deficiência
rhubia
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Na imagem estão os personagens da turma da Mônica que tem deficiência. Todos em formato de desenho. No canto esquerdo inferior, está Tati, com Síndrome de Down, abraçando cebolinha. Ao lado direito, sentada numa cadeira, está Dorinha, que tem deficiência visual. No centro da imagem, brincando no chão, com algumas peças, está André, com TEA. Ao lado direito, numa cadeira de rodas, está Hamyr. Ao lado direito, Edu está de pé parado e sorrindo, ele tem Distrofia de Duchenne. Ao fundo, na parte superior central, está Mauricio de Sousa atrás de uma mesa e no lado direito, Mônica está sentada na mesa.

A Turma da Mônica é a história em quadrinhos mais famosa do Brasil. Criada em 1959, por Maurício de Sousa, reúne inúmeros personagens famosos. Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali são as estrelas principais das histórias. Após a criação desses personagens, a partir de 2004, o cartunista colocou em seu elenco de sucesso, personagens que promovem o respeito e o conhecimento, por parte da sociedade, sobre a pessoa com deficiência.

Para o criador da história, “a Turma da Mônica é um grupo de personagens que vivem e agem como crianças normais, como nossos filhos ou conhecidos. Todos nós temos amigos com algum tipo de deficiência e convivemos harmônica e dinamicamente. Aprendemos as regras da inclusão aí”, contou ele em uma entrevista ao site Vida mais livre.

Maurício de Souza explica que “Temos todo cuidado quando resolvemos abordar temas mais complexos. Procuramos sempre pesquisar e procurar técnicos no assunto para não passarmos informações erradas. Por isso a recepção das crianças e educadores é sempre positiva”, explica. 

Você conhece os personagens da Turma da Mônica com deficiência?

O primeiro personagem com deficiência participou do elenco uma ou duas vezes do enredo, mas depois sumiu. Era um personagem de muletas, conta o cartunista. Hoje em dia, o elenco com deficiência cresceu. Tem a Tati (Down), o Luca (Cadeirante), a Dorinha (Deficiente visual), entre outros. Conheça alguns personagens. 

Tati - Síndrome de Down

Tati é uma personagem com Síndrome de Down inspirada em Tathi Heiderich. Seu enredo visa ensinar as crianças, desde cedo, a respeitar colegas com deficiência. Ela é carinhosa e habilidosa. Foi criada para estrelar em alguns materiais institucionais sobre inclusão social e respeito às pessoas com deficiência.

Luca - Deficiência Física

Luca representa as pessoas com deficiência física. Foi inspirado em atletas paraolímpicos. O personagem usa uma cadeira de rodas, por isso foi apelidado, carinhosamente, por seus amiguinhos como ” Da roda”. É muito charmoso e chama atenção das garotinhas do bairro. Mesmo sendo muito amoroso, não se interessa por ninguém. Ele ama esportes e mostra que a deficiência não o impede de fazer aquilo que gosta.

Dorinha - Deficiência Visual

Dorinha é uma fashionista com deficiência visual inspirada em Dorina Nowill, uma educadora que perdeu a visão quando jovem, mas não se abateu. Sempre está acompanhada de seu cão guia, o brincalhão Radar. Dorinha sabe reconhecer de longe seus amigos, através de seus sentidos aguçados, como o tato, a audição e o olfato. Se interessa muito por moda e sonha em ser uma grande estilista.

Andre - TEA

André é autista (TEA) com, aproximadamente, quatro anos. Foi criado para embasar uma campanha da Associação dos Amigos Autistas (AMA). É um garotinho fofo e gentil, mesmo sendo mais introspectivo. Apresenta características das pessoas com TEA, por exemplo, não olha nos olhos das pessoas e não fala “oi” ou “tchau” para aqueles que encontra em seu caminho. Mesmo assim, a  turma acolhe o menino nas brincadeiras. Ele prefere atividades como tocar piano, montar quebra cabeças e brincar de carrinhos ou gangorra.

Humberto - Deficiência Auditiva

Humberto é deficiente auditivo e foi criado na década de 1960. O personagem tem sete anos. Não fala e se comunica com seus amigos através de “hum hum”, que inclusive inspirou o nome dele, Humberto. É muito carinhoso, sonhador, ingênuo e algumas vezes ajuda o Cebolinha a realizar planos infalíveis. 

Hamyr - Locomoção

Hamyr é um menino inteligente, bacana, simpático e comunicativo. Para se locomover, usa muletas. Mesmo com vários obstáculos em seu caminho, é habilidoso. Por isso, faz tudo com muita facilidade. O personagem sempre desejou uma maior inclusão social das pessoas com deficiência.

Edu - Distrofia de Duchenne

Edu tem uma doença rara denominada Distrofia Muscular de Duchenne (DMD). Ele ama os desenhos e a arte. É muito alegre e brincalhão. Tem um cachorrinho chamado “Sapeca”. O objetivo da criação do personagem foi alertar para o diagnóstico precoce da DMD.   

Foto: Reprodução/Turma da Mônica Wiki 

Imagem Tati
Tati
Imagem Luca
Luca
Imagem dorinha
Dorinha
Imagem André
André
Imagem Humberto
Humberto
Imagem Hamyr
Hamyr
Imagem Edu
Edu

Notícias Relacionadas

Síndrome de Down: mitos e realidades

Apesar da síndrome de Down ser uma das síndromes mais conhecidas popularmente, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a essa condição. Por isso, a Apae separou os questionamentos mais comuns para desvendá-los.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo