Apae Curitiba celebra 62 anos de dedicação e inclusão às pessoas com deficiência intelectual e múltipla
Escolas organizam atividades especiais para comemorar a trajetória da instituição.
Como de costume, a Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) da Apae Curitiba realizou ontem (30), a apresentação de final de ano no Teatro EBANX Regina Vogue. Com a presença das famílias, o evento proporcionou um momento de confraternização e permitiu à escola destacar o trabalho realizado com as crianças.
O tema da apresentação deste ano foi “Alice Viaja nas Histórias” de Gianni Rodari. A obra retrata a jornada de Alice, interpretada pela professora Adriana Estevão Maciel, uma menina espevitada e curiosa que adentrou em um livro na estante de sua casa. Ao ser transportada, ela encontrou gatos que falavam, princesas furiosas e lobos famintos. A adaptação da obra preservou a essência da história enquanto as crianças deram vida aos personagens encontrados por Alice.
Margareth Terra, diretora da escola, conta que todos os anos a escolha da peça reflete um pouco da essência do ambiente escolar. Este ano, destaca a importância de permitir que a criança seja criança, brincando e mergulhando no mundo da imaginação. Ela ressalta: “Hoje vemos as crianças muito nas telas, então queríamos mostrar que a criança não precisa de tela, ela precisa brincar, ela precisa da ludicidade. Aqui a gente consegue mostrar um pouquinho do potencial da criança com deficiência, o que é essa integração de uma equipe multidisciplinar e que o CEDAE é isso, é todo mundo junto trabalhando pela criança e ela mostrando que ela é capaz’’, disse a diretora.
A mãe de Bernardo, Graziele Plahinsce, expressou sua felicidade ao ver seu filho se apresentar pela última vez na escola, destacando a contribuição positiva da Apae para o desenvolvimento dele. ‘’É emocionante, é o maior orgulho que eu tenho é ele, e a Apae fez tudo de bom pra ele, todo o desenvolvimento dele é por causa da Apae’’, relatou Graziele.
O Teatro Regina Vogue apoia a instituição e a escola CEDAE há duas décadas, promovendo cultura e educação e dando voz à inclusão. Maurício Vogue, ator e diretor, tem desempenhado um papel crucial ao ministrar aulas e workshops de teatro, facilitando a realização anual da apresentação.
Terra estendeu seus agradecimentos a todos que contribuíram para este momento, incluindo professores, atendentes, secretaria, merendeiras, terapeutas, familiares e a ONG Coletivo Inclusão, que desenvolve um projeto há três anos na escola.
A Escola CEDAE, Educação Infantil na Modalidade Educação Especial, oferece atendimento pedagógico e terapêutico, de estimulação precoce e pré-escolar, com idade cronológica de 0 a 5 anos e 11 meses. O atendimento é destinado às crianças com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. O objetivo principal é promover, através do processo educacional e terapêutico, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia e autorrealização. Conheça a escola clicando AQUI.
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597, – Batel, Curitiba – PR
Contato: (41) 3222-8884
Escolas organizam atividades especiais para comemorar a trajetória da instituição.
O evento acontece amanhã (05), das 11h às 17h, na Rua Alferes ngelo Sampaio, 1597 – Batel, e promete atividades variadas e comidas deliciosas.
Evento oferece peças de marcas a preços acessíveis e arrecada fundos para os serviços prestados pela Apae Curitiba.
Cinco acolhidos da instituição atuarão como coletores de justificativas e coordenadores de acessibilidade nos locais de votação.
A ação, realizada pela Apae de Curitiba, não só oferece ótimas oportunidades de compra, mas também contribui diretamente para projetos de assistência e educação voltados às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre prevenção de acidentes e conhecer de perto o trabalho dos bombeiros.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.