Notícias

Moradores das Casas Lar realizam passeio na Chácara Evíssima

Evento aconteceu na sexta-feira (02) e proporcionou muita diversão aos acolhidos.
rhubia
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
moradores das casas lar reunidos em frente ao restaurante da chácara evíssima

Os moradores das Casas Lar realizaram um passeio especial na Chácara Evíssima, em Almirante Tamandaré, na última sexta-feira (02). O evento contou com muita diversão, gostosuras e aventura em meio à natureza da região. Os acolhidos puderam desfrutar e conhecer animais, como pavões e ovelhas.

Conforme a assistente social, Rosilei Bastos Pivovar, foi um momento de partilha, distração e redução do estresse. “Por mais que as pessoas achem que eles não se estressam, eles têm os dias de estresse. Esse é um dos momentos que fazemos para que isso não aconteça”.

Um estudo publicado em Frontiers in Psychology aponta que passar, ao menos, 20 minutos perto da natureza reduz significativamente os níveis do hormônio do estresse. Por isso, as Casas Lar seguem isso como prioridade. Ainda segundo a assistente social, proporcionar momentos como este aos moradores é uma necessidade.

As casas Lar

As sete Casas Lar estão localizadas em Santa Felicidade, Curitiba, e acolhem 35 pessoas. São casas de acolhimento para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, maiores de 18 anos, todos nas condições de órfãos, abandonados ou em situações de risco. Nelas os acolhidos residem permanentemente (como em um lar), frequentam as escolas, recebem os atendimentos da área de saúde e cuidados por mães sociais, responsáveis pelos cuidados, organização e administração das casas. 

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, que faz o encaminhamento de novos possíveis moradores, inclusive os advindos de determinação judicial, e o acompanhamento da qualidade do acolhimento e bem estar dos moradores. O serviço é acompanhado pelo Ministério Público/Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Vara da Infância e da Juventude.

Não deixe de doar! Ajude a Apae Curitiba

A Apae de Curitiba precisa da sua ajuda. Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo