Notícias

O que é deficiência Intelectual e como ela afeta a vida das pessoas

Importância da educação, inclusão e apoio para pessoas com DI
Paulo Fortunato
Jornalista, Coordenador de Comunicação, Markentig e Eventos
Publicado em
O que é Deficiência Intelectual e como ela afeta a vida das pessoas

A deficiência intelectual é uma condição que afeta o funcionamento do cérebro e a capacidade de aprendizado de uma pessoa. Suas causas são diversas, incluindo problemas genéticos, doenças que afetam o cérebro durante o desenvolvimento fetal ou após o nascimento, fatores externos como o uso de drogas ou exposição a toxinas durante a gravidez. Mas em alguns casos, as causas são desconhecidas. 

Algumas delas, têm dificuldades de aprender novas habilidades, processar informações e se comunicar. Também enfrentam obstáculos em se adaptar a novas situações e ambientes, e necessitam de apoio extra para realizar atividades diárias, como se vestir, se alimentar e se cuidar. 

A deficiência intelectual pode ser classificada em diferentes níveis de gravidade, dependendo da intensidade das limitações de aprendizado e funcionamento. Algumas pessoas com DI podem apresentar apenas pequenas dificuldades e ter um desempenho próximo de pessoas sem a deficiência em algumas áreas. Outras enfrentam mais obstáculos e precisam de mais apoio ao realizar atividades cotidianas. 

É importante lembrar que a DI não define uma pessoa e que cada indivíduo é único e tem suas próprias habilidades e limitações. Algumas podem aprender habilidades específicas com mais facilidade, como música ou arte, enquanto outras apresentam limitações nessas áreas, mas se destacam em outras, como esportes ou trabalho manual. 

É fundamental que todos eles tenham acesso a uma educação adequada e às adaptações e recursos que precisarem para se desenvolver e alcançar seu potencial. A inclusão e a participação social também são importantes para a qualidade de vida delas, e é preciso garantir que também tenham oportunidades de fazer amigos, se envolver em atividades de lazer e trabalhar, se desejarem. 

Ao entendermos o que é a deficiência intelectual e como ela afeta a vida das pessoas, podemos trabalhar na promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades. Ao oferecer apoio e compreensão, podemos ajudá-las a terem uma vida plena e realizada.

Em Curitiba, a instituição especializada em atendimento a pessoas com deficiência é a Apae Curitiba, que atua há mais de 60 anos oferecendo Educação, Saúde e Assistência Social para pessoas com deficiência e suas famílias. Atualmente, a associação possui 5 escolas, 3 centros terapêuticos e 7 Casas Lar, oferecendo atendimento totalmente gratuito em todas as modalidades.

Segundo o presidente da Apae, a intenção é aumentar a quantidade de atendimentos nos próximos anos, visto a demanda da comunidade na capital paranaense. “Hoje realizamos 700 atendimentos por dia, precisamos aumentar. Somente em 2022, tivemos 500 pessoas na fila de espera”, contou.

Conheça a Apae Curitiba e o seu trabalho em favor da comunidade de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Visite a instituição ou acompanhe-a nas redes sociais para ficar por dentro das iniciativas e atividades realizadas.

Ajude a Apae Curitiba com suas Notas Fiscais

A Apae Curitiba disponibiliza urnas de coleta para notas fiscais em instituições parceiras. Quando o cliente não informa seu CPF é possível deixá-las dentro da urna como forma de doação. Nós passamos recolhendo periodicamente e lançamos no sistema do Nota Paraná e, assim, conseguimos recolher o valor dos impostos e reverter em doação para ajudar com os custos da instituição. Se você tem um comércio, entre agora mesmo em contato conosco e informe seu desejo de nos ajudar que levaremos até você uma urna de coleta. Contamos com sua ajuda. Muitas vidas podem ser impactadas através dessa sua atitude. Saiba mais clicando AQUI

Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content