APAExone-se por uma animação inclusiva neste final de semana! Confira a dica: Turma da Mônica- Inclusão
Celebre a diversidade assistindo ao curta-metragem inclusivo da Turma da Mônica!
Na terça-feira, dia 08, foi inaugurada a cozinha da Apae Santa Felicidade. A reforma do espaço iniciou em dezembro de 2024 e foi concluída no começo de abril deste ano, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O objetivo foi centralizar as cozinhas da unidade, tornando o ambiente mais funcional, seguro e adequado às atuais demandas da instituição.
Com a unificação das escolas, tornou-se essencial centralizar a produção de alimentos em uma única cozinha, capaz de atender de forma integrada os três blocos escolares e as Residências Inclusivas. Para isso, foi necessário modernizar a estrutura física e reorganizar o fluxo de trabalho. Atualmente, o setor é responsável pela produção diária de cerca de 400 almoços, 320 cafés da manhã e 320 lanches da tarde, servidos a alunos e acolhidos de segunda a sexta-feira.
Entre as principais melhorias da reforma, destaca-se o aumento da iluminação natural da cozinha, a reestruturação dos fluxos de trabalho e a instalação de uma sala exclusiva para a nutricionista, que agora atua em período integral no local. Essa presença permanente fortalece o controle nutricional e sanitário dos alimentos, além de promover um ambiente mais profissional e acolhedor para as colaboradoras.
A inauguração contou com a presença da equipe de cozinha e da nutricionista Sabrina Silva, que destacou a relevância das mudanças: “A importância de termos uma cozinha funcional é tornar o ambiente mais agradável e favorável para desenvolver as atividades diárias com qualidade e segurança”.
Sabrina também enfatizou os benefícios diretos da reforma para a equipe: “Essas modificações vão impactar diretamente nos níveis de estresse das colaboradoras, que agora contam com um ambiente salubre, adequado e supervisionado”.
Além disso, a reforma contribui para a melhoria da qualidade das refeições e para o controle de acesso, evitando a entrada de pessoas não autorizadas, algo que era recorrente antes da reforma.
Priscila Saitone, cozinheira da unidade, destaca que a reforma trouxe melhorias significativas tanto para os colaboradores quanto para os atendidos: “Gostei bastante, a cozinha ficou bem clara e arejada, entra bastante vento, o que ajuda muito no calor. Além disso, agora conseguimos ver quem está do lado de fora e também sermos vistas”.
A nova cozinha representa um avanço significativo na infraestrutura da Apae Santa Felicidade, refletindo o compromisso da instituição com o bem-estar dos atendidos e a valorização de seus profissionais.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
O projeto trata-se de uma ação de apadrinhamento onde a cada mês poderá ser doado uma determinada quantia para a instituição. O valor vai ajudar a Apae a manter seu funcionamento e utilizá-lo nas reformas nas escolas. Podem participar da campanha qualquer pessoa interessada que entrar em contato através do e-mail [email protected]. Seja um dindo ou uma dinda clicando AQUI.
Celebre a diversidade assistindo ao curta-metragem inclusivo da Turma da Mônica!
A reforma estabelece um melhor ambiente de trabalho às cozinheiras e contribui para o aumento da qualidade das refeições.
Com mais de uma década de dedicação, voluntária promove atividades especiais como contação de histórias, músicas e brincadeiras.
A experiência combinou momentos de recreação com oportunidades valiosas de ampliação do repertório cultural dos acolhidos.
Instituição integra programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo com fala da coordenadora do setor terapêutico, Laura Tilly Cutrim.
A 6ª edição do evento reforçou a inclusão e o impacto social da instituição.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.