Notícias

Escola Luan Muller realiza Feira de Produção do Conhecimento sobre ”A Pluralidade dos Jogos na Educação Especial”

As atividades têm o propósito de explorar diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades em todas as etapas do processo de aprendizado.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Todos os anos a Escola Luan Muller realiza a Feira de Produção do Conhecimento como uma maneira de promover a participação ativa dos alunos e das famílias na escola, mostrando o trabalho realizado durante o ano. Ontem (31), tanto os alunos da manhã quanto da tarde tiveram a oportunidade de compartilhar suas realizações em favor do conhecimento por meio de jogos e atividades.

Cada classe recebeu a responsabilidade de explorar um tópico específico. As turmas da manhã exploraram temas como conceitos matemáticos e organização espacial, órgãos e sentidos, cores primárias, formas geométricas planas e sequências, além de participar de jogos de português.

O esporte também desempenhou um papel importante. O professor Márcio Paulo Stelmastchuk de Educação Física, ofereceu aos pais e alunos a oportunidade de participar do jogo de Bets. Ele explicou que essa iniciativa teve o objetivo de promover a prática de um esporte pouco comum no Brasil, enfatizando a capacidade de improvisação, demonstrando que é possível praticar um esporte que desenvolve a coordenação motora, agilidade e reflexos com materiais simples, como madeira e papel.

‘’É muito importante porque desenvolve no cognitivo, memória, estabelece limites, porque o jogo tem limite e regras, então eles vão levar isso pra sociedade, na convivência em família, fora do ambiente familiar e escolar’’, relatou o profissional.

Fabíola Valente, mãe de Ana Cecília, participou das atividades e compartilhou sua experiência com o esporte, bem como sua emoção ao ver o trabalho de sua filha e dos colegas.

‘’Eu já participei de outras feiras, mas nunca jogando Bets, é a primeira vez, não sabia como jogava, gostei muito, achei bem interessante e ver a evolução deles, como eles aprendem cada matéria, como as professoras fazem com eles consigam realmente aprender, então eu fiquei bem encantada e bem feliz de ver. E assim eu amo, eu sou suspeita pra falar porque eu amo esse ambiente, eu gosto muito da Apae e a minha filha é muito feliz aqui’’, disse Valente.

A turma da tarde teve algumas atividades diferentes, como o “Desafio das Texturas” e o “Desafio Numérico”, promovendo o desenvolvimento das habilidades sociais dos números e o reconhecimento deles até o número cinco. Além disso, exploraram outros conceitos matemáticos e da língua portuguesa, juntamente com atividades sensoriais, com o objetivo de aprimorar o raciocínio lógico, a coordenação motora fina, a concentração, o entendimento de cores, formas geométricas, números e quantidades, a expressão verbal, a associação de imagens com sílabas, a expressão corporal, e a estimulação sensorial, entre outras atividades.

Os jogos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades em todos os processos de aprendizagem, permitindo a compreensão de regras e conceitos básicos de convivência em sociedade por meio da ludicidade.

A Escola Luan Muller

A Escola Luan Muller, Ensino Fundamental, Modalidade Educação Especial, atende estudantes na faixa etária de 6 a 16 anos com deficiência intelectual e múltiplas. No espaço educacional, o trabalho é voltado para a construção da autonomia e da autoestima, através de atividades das áreas do desenvolvimento e conhecimento, necessárias no processo de alfabetização, dentro dos conteúdos da base Curricular Nacional e da proposta pedagógica “Desafios do Aprender”. Conheça as escolas clicando AQUI.

Endereço: Rua Prof. João Argemiro Loyola, 220 – Seminário, Curitiba – PR

Contato: (41) 3244-9166

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo