Notícias

Alunos da Escola Luan Muller participam da 43ª Semana Literária SESC e Feira do Livro

O evento contou com a presença do escritor Nilo Trovo, que realizou uma sessão de autógrafos do livro De Mãos Dadas, ilustrado pelos estudantes da Apae Curitiba.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Na tarde de ontem (08), os alunos da Escola Luan Muller da Apae Curitiba, marcaram presença na 43ª Semana Literária SESC e Feira do Livro, que aconteceu no Museu Oscar Niemeyer. Durante o evento, o escritor Nilo Trovo realizou o lançamento oficial do livro “De Mãos Dadas”, o qual foi ilustrado pelos estudantes da instituição em 2022.

A ideia do livro surgiu quando Nilo, atuando como jurado em um concurso de cartazes das Apaes, passou a observar mais atentamente os estudantes da instituição. Ele se perguntou sobre o cotidiano de cada um e decidiu realizar uma oficina para que as crianças expressassem suas visões de vida por meio da arte. O projeto evoluiu e, posteriormente, ganhou uma nova fase: mostrar para a comunidade o ponto de vista desses jovens artistas, resultando na publicação do livro.

A professora Cláudia Maria dos Santos da Silva destacou a importância do projeto, ressaltando que ele incentivou a empatia entre os alunos. "Como crianças com deficiência intelectual, algumas tinham dificuldade em realizar os desenhos, o que fez com que os colegas se unissem para ajudar na produção", explicou. Ela acrescentou: "Isso foi muito importante. Trabalhamos, além da coordenação motora fina, habilidades sociais. A educação como um todo foi contemplada através desse projeto, sem falar na autoestima que eles adquiriram. Ver alguém de fora reconhecendo e valorizando o trabalho deles foi fundamental".

Samuel e Mariana, dois ex-alunos da Apae, foram os destaques da tarde de autógrafos. A mãe de Samuel expressou seu orgulho: "O coraçãozinho de mãe fica mega orgulhoso. É uma gratificação enorme, tanto para as professoras que o ajudaram no desenvolvimento quanto para o Nilo e toda a equipe da Apae e do Luan. Eu só tenho a agradecer. O coração da mãe é muito grato".

Mariana, de 9 anos, também contou com o apoio da mãe, Jennifer Sampaio de Oliveira. A menina explicou que sua inspiração para o desenho veio de um momento difícil vivido pela família, após terem que mudar de casa. No desenho, ela expressa sentimentos de tristeza e alegria através da representação da nova moradia. Jennifer, emocionada, declarou: "Não cabe nem no peito o orgulho de ver essa criança maravilhosa que Deus me deu de presente, assinando tantos livros e estando em um ambiente com tantas pessoas".

Assim como Samuel, Mariana também passou pela Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE), e sua mãe é extremamente grata pelo trabalho realizado desde que a menina tinha três anos de idade. "Hoje eu já sinto muito o impacto desse investimento de ir para a Apae, ter todo o cuidado e o ensino que ela recebeu", comentou Jennifer.

A diretora da Escola CEDAE, Margareth Terra, e a vice-diretora, Paula Monick, também estiveram presentes no evento, onde prestigiaram o livro autografado pelas crianças, que agora fará parte do acervo da escola.

Em 2022, o escritor e artista plástico Nilo Trovo contava com apenas 100 cópias impressas de sua obra, que foi lançada na Biblioteca Pública do Paraná. Agora, com o apoio da Prefeitura de Curitiba, ele conseguiu expandir o projeto, lançando cerca de 1 mil exemplares. Nilo acredita no poder transformador da arte na vida das pessoas, especialmente das crianças com deficiência intelectual, pois esses momentos são marcantes e permanecem para toda a vida.

“Eu acredito que a arte é um elemento de educação social”, afirmou Nilo. Ele também destacou: “É extremamente gostoso, porque a essência da criança é totalmente espontânea. Por isso, tentei tomar todo o cuidado no roteiro para manter essa essência, deixando algo cativante e prazeroso para quem lê”, enfatizou. 

 43ª Semana Literária SESC e Feira do Livro é o maior evento literário do Paraná, ocorrendo simultaneamente em 27 cidades do estado. O evento é gratuito e se encerra no dia 11 de agosto, incluindo lançamentos de livros, bate-papos com escritores, shows musicais e contação de histórias. Para mais informações, acesse AQUI

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram

A Escola Luan Muller

A Escola Luan Muller, atende o Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial, na faixa etária de 6 a 16 anos com deficiência intelectual e múltiplas. No espaço educacional, o trabalho é voltado para a construção da autonomia e da autoestima, através de atividades das áreas do desenvolvimento e conhecimento, necessárias no processo de alfabetização, dentro dos conteúdos da base Curricular Nacional e da proposta pedagógica “Desafios do Aprender.” Conheça as escolas clicando AQUI.

Endereço: Rua Prof. João Argemiro Loyola, 220 – Seminário, Curitiba – PR

Contato: (41) 3244-9166

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo