Notícias

Alunos da Apae Curitiba lançam livro na Biblioteca Pública do Paraná

Estudantes da Escola Luan Muller realizaram manhã de autógrafos e dedicatórias.
Paulo Fortunato
Jornalista, Coordenador de Comunicação, Markentig e Eventos
Publicado em
Alunos da Apae Curitiba lançam livro na Biblioteca Pública

Na manhã do último sábado (10), alunos da Escola Luan Muller, da Apae Curitiba, realizaram o lançamento do livro de artes “De mãos dadas”, que contém ilustrações dos estudantes. Dezenas de pessoas estiveram presentes no lançamento que aconteceu na Biblioteca Pública do Paraná e contou com direção do artista plástico, Nilo Trovo.

O artista conta que a ideia do projeto surgiu durante um concurso de cartazes das Apaes, no qual ele foi jurado. Ao chegar na instituição começou a reparar nos estudantes e se perguntou como seria o cotidiano de cada um. Ali surgiu a ideia de fazer uma oficina para que cada criança mostrasse através da arte, sua visão de vida. Depois disso, o projeto ganhou uma nova etapa, que era mostrar para a comunidade o ponto de vista dos artistas, assim surgiu o livro. “As limitações somos nós que colocamos no outro, por isso surgiu a ideia do livro e do livro surgiu a ideia da manhã de autógrafo.”, disse o Trovo.

Cleomira de Souza, funcionária da Biblioteca Pública do Paraná, conta que a instituição tem o prazer de receber e participar de eventos como esse. Ela que trabalha no setor de braille, contou que é muito importante acontecimentos que tenham um contexto de acessibilidade e inclusão. “Muitas vezes estamos tão longe do acessível e colocamos um muro de diferenças, separando tudo. É aqui que entra o nosso trabalho, mostrar que não existem diferenças. É por isso que a biblioteca apoia eventos como esse”, contou Cleomira.

Carla Alessandra, é mãe do Samuel, que frequenta a escola Luan Muller e é um dos artistas a assinar o livro lançado. Ela conta do orgulho que está do filho por participar de um projeto tão importante. “Isso é um incentivo, pois o Samuel é muito tímido e quando tem esses eventos na escola, ele se solta muito”, comentou. A mãe também contou da importância da Apae na vida do seu filho. “O Samuel está na Apae desde os 15 dias de vida. Ele conseguiu se desenvolver em várias áreas da vida, por isso o trabalho da Apae é essencial na vida dele”, conclui Carla.

O evento teve Apoio da Gráfica Hellograf, parceira da Apae Curitiba. Todos os livros foram impressos pela empresa. Katya, representou a Hellograf e falou um poco do que essa parceria representa. “Toda causa que traga felicidade, alegria e principalmente cidadania, nós somos parceiros”, falou Katya. 

Mariana é estudante da Apae e teve desenhos registrados no livro. Ela conta que gosta muito de ir para a Apae e aprende muito na instituição. “Eu gosto de desenhar com canetinhas, fiz uma casa bem bonita, sempre com muito amor e carinho”, expôs a estudante.

Os interessados em adquirir um dos livros, podem entrar em contato com a Escola Luan Muller para mais informações (41) 3244-9166.

A Apae Curitiba agradece ao Nilo Trovo, a Biblioteca Pública do Paraná e a Gráfica e Editora Hellograf, pela parceria durante este evento.

A Escola Luan Muller

A Escola Luan Muller, Ensino Fundamental, Modalidade Educação Especial, atende estudantes na faixa etária de 6 a 16 anos com deficiência intelectual e múltiplas. No espaço educacional, o trabalho é voltado para a construção da autonomia e da autoestima, através de atividades das áreas do desenvolvimento e conhecimento, necessárias no processo de alfabetização, dentro dos conteúdos da base Curricular Nacional e da proposta pedagógica “Desafios do Aprender.” Conheça as escolas clicando AQUI.

Endereço: Rua Prof. João Argemiro Loyola, 220 – Seminário, Curitiba – PR

Contato: (41) 3244-9166

Fotos: Mauro Silva

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content