Notícias

Regulamento garante mais inclusão das PcD em Campeonatos de Fanfarras e Bandas

Conquista influencia outras instituições a participarem dos eventos que acontecem em todo o Brasil.
rhubia
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
A imagem mostra os alunos que participam da fanfarra segurando bandeiras. Na frente aparecem dois alunos segurando uma bandeira escrito: ‘’Fanfarra Apae Curitiba’’ com o símbolo da instituição no meio.

Após seis anos de espera, foi garantida a inclusão das pessoas com deficiência no Regulamento Geral da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras  (CNBF) no modelo do Regulamento da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas.  A adesão aconteceu no mês de maio, tornando-se mais uma conquista realizada e atribuída ao Grupo de Fanfarra da Apae Curitiba. 

“[…] Em cumprimento à lei e por vontade própria da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas em concordância com todos os seus afiliados, fica determinado que em todos os artigos, capítulos e parágrafos do Regulamento Geral para a aplicação de julgamento em apresentações de competição, serão levadas em consideração a performance da pessoa com deficiência que tenha impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, respeitando-se as suas limitações, de modo a incluí-las socialmente no cenário próprio das bandas e fanfarras, contribuindo para o pleno exercício da sua cidadania”, aponta o regulamento. 

A Fanfarra da Apae Curitiba começou a participar dos campeonatos estaduais no Paraná em 2016. De lá para cá foi uma luta para garantir a inclusão nos eventos. “Desde então, estávamos conversando com os representantes para poder ter dentro desse regulamento uma forma mais direcionada para as Fanfarras que participam as pessoas com deficiência”, diz Célia Mozer, regente da Fanfarra da Apae Curitiba. 

Até então a categoria não aparecia no regulamento. Com a mudança, o quesito de avaliação será diferenciado e os julgamentos, como aponta a adesão, serão adaptados, garantindo igualdade com as demais corporações. “Precisa ter profissionais com um olhar diferente para avaliar a corporação no dia do evento”, completa a regente.  

Outros estados também buscam essa inclusão nos regulamentos, como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, influenciando outras instituições com Fanfarras e Bandas a participarem dos eventos que acontecem no país. “Para nós, com certeza, é um avanço, estamos muito felizes com essa adesão. Esperamos que outras corporações também possam começar a participar do evento, uma vez que o regulamento agora nos traz, ainda que de forma generalizada, a inclusão dessas corporações”, finaliza Célia.

A Fanfarra da Apae Curitiba

Fanfarra da Apae Curitiba tem o intuito de promover aos estudantes as primeiras noções do contexto musical e proporcionar o senso de cooperação, respeito à disciplina e inclusão social. O objetivo é desempenhar novas tarefas e buscar incluir estudantes com outras habilidades artísticas.

Além de manter a inclusão e dar novas oportunidades, promove o conhecimento e a interação com outros músicos e maestros, assim tendo contato direto com instrumentais ainda desconhecidos pelo grupo. A Fanfarra da Apae Curitiba é a única corporação, na categoria de inclusão, que vem participando desses campeonatos, sendo assim, tem buscado adaptações em muitas situações e contextos para pessoas sem deficiência.

Colabore com a Apae Curitiba

A Apae de Curitiba tem por missão promover e articular ações de defesa de direito e prevenção, orientações e prestação de serviços direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla para a construção de uma sociedade justa e solidária. 

A associação é mantenedora de cinco escolas especializadas. Conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde. Atua em outros dois pilares: educação e assistência social. Seja um mantenedor dessa causa. 

Doe: apaecuritiba.colabore.org/doeapae 

Faça um PIX: [email protected] (Chave) 

Seja um Voluntário

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo