Notícias

Feijoada da Fanfarra da Apae Curitiba atrai grande público em apoio ao grupo

Segundo a organização, cerca de 600 pessoas passaram pelo evento, prestigiando e apoiando a causa.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

No último sábado (10), a Fanfarra da Apae Curitiba realizou a tão esperada Feijoada da Fanfarra na unidade de Santa Felicidade. O evento, que começou às 11h, reuniu diversas pessoas da comunidade, todas mobilizadas por um objetivo comum: arrecadar fundos para a manutenção das atividades da fanfarra.

Logo cedo, os voluntários começaram os trabalhos, e a feijoada já estava sendo feita pela equipe, que contava com a participação de alguns ex-funcionários da instituição. Entre eles estava Silvia Macedo, conhecida como Tuca pelos alunos, funcionários e pais. Tuca trabalhou na Apae por 34 anos, atuando na área ambiental e no ensino dos estudantes de Santa Felicidade.

Tuca ressaltou que a união e a participação de todos são fundamentais para manter viva a tradição e a força da Fanfarra, que desempenha um papel importante na vida dos alunos e na comunidade. Para ela, cada contribuição faz a diferença e fortalece ainda mais o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos.

"Meu coração, não esquece. Eu tenho que ser humilde na minha essência, que a minha vida foi aqui. Então eu não posso menosprezar aquilo que me deu um ganho", ressaltou.

Os estudantes estavam super animados para a apresentação. Fernando Parreira pediu a colaboração de todos, destacando a importância do apoio: “É um orgulho fazer parte da fanfarra. Precisamos da ajuda de vocês para nos apoiar.” Já Stephanie Caroline da Costa, uma das integrantes da baliza, estava acompanhada da família e ansiosa para subir ao palco. “Eu tô curtindo muito”, compartilhou.

A programação do evento também contou com um Show de Prêmios, que teve a colaboração da família da estudante Josicler. Toda a comunidade se reuniu para prestigiar o momento, com a presença especial da Escola Luan Muller. Uma das vencedoras foi a professora Sirlei da Costa Krespky, que compartilhou que essa foi a primeira vez que ganhou um prêmio jogando bingo. Ela estava muito feliz em apoiar a fanfarra e participar da feijoada, destacando que iniciativas como essa são sempre bem-vindas.

"O mais interessante desses eventos é a integração com as famílias, com o povo, com a comunidade para ver o trabalho tão bonito realizado pela Apae. Então, eu acho que todo mundo deveria ajudar, cooperar e participar. Se tem alguma coisa, participa! Vem ver como é feito o trabalho".

Além da feijoada, a comunidade teve a oportunidade de curtir a apresentação da banda de reggae "Chinela Hawaiana" e, é claro, a exibição especial da Fanfarra. Os alunos prepararam diversas músicas do repertório, incluindo uma faixa especial da banda Queen.

Célia Mozer, regente da Fanfarra, falou sobre a apresentação e destacou a necessidade do apoio e incentivo da comunidade para que esses momentos continuem acontecendo. "Convido todos a nos conhecerem mais de perto, participando de nossos ensaios, que ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 13h às 15h. Precisamos muito de ajuda, especialmente com a questão do transporte, que é nosso maior desafio'', enfatizou.

Uma das madrinhas da Fanfarra, Daniele Biondo Crocetti, compartilhou sua gratidão por estar envolvida na iniciativa e destacou a relevância de proporcionar visibilidade aos alunos na comunidade. "Estou muito feliz por essa iniciativa, porque sabemos que nossa fanfarra precisa de incentivo. Um dos meus objetivos como madrinha é tirar a fanfarra dos muros da Apae e colocá-la cada vez mais em evidência, para que as pessoas realmente vejam que tudo é possível quando existem boas práticas e quando há a decisão de promover a verdadeira inclusão’’.

A Apae Curitiba expressa sua gratidão à comunidade e aos voluntários que se dedicaram e contribuíram para o êxito do evento. O empenho e a generosidade de todos foram essenciais para alcançar os objetivos propostos. A organização conta com o apoio contínuo de todos para seguir promovendo suas causas e fazendo a diferença.

A Fanfarra da Apae Curitiba

A Fanfarra da Apae Curitiba é um grupo de estudantes com deficiência intelectual e/ou múltipla que se reúne para tocar instrumentos melódicos e de percussão no ambiente escolar da instituição de Santa Felicidade. Atualmente, o conjunto é formado por 50 integrantes, sendo 8 funcionários, 37 estudantes e 5 substitutos. Estes se apresentam em eventos em Curitiba, Região Metropolitana e em Campeonatos Estaduais e Interestaduais de Bandas e Fanfarras. 

Célia Mozer desempenha o papel de regente na Fanfarra, participando ativamente na orientação do grupo para que adquiram as primeiras noções do contexto musical, abordando aspectos rítmicos e melódicos como compasso de tempo, solfejo melódico e rítmico e proporcionar o senso de cooperação, respeito à disciplina e inclusão social. O objetivo é desempenhar novas tarefas e buscar incluir estudantes com outras habilidades artísticas. 

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo