Liara Geovana Oliveira de Souza, aluna da Escola Agrícola da Apae Curitiba, é um exemplo de como as atividades e intervenções proporcionadas pela entidade têm impacto positivo no desenvolvimento dos alunos. Ela relata que as aulas e a participação em atividades, como a capoeira, ajudaram a aumentar sua autoconfiança e a ampliar seu círculo social. “As aulas, as atividades que fazemos aqui e a capoeira me deixaram mais confiante e com mais amigos”, compartilha.
Ana Paula de Oliveira, mãe de Liara, reforça o impacto transformador da instituição. Ela observa que, desde que começou a frequentar a Apae, sua filha passou por uma grande evolução, aprendendo a distinguir o certo do errado e desenvolvendo suas habilidades de comunicação. “Ela tinha muitas dificuldades, como não saber se expressar corretamente. Agora, sabe como falar e conversar com as pessoas", relata a mãe.
Além disso, Ana Paula destaca o papel crucial da Apae no desenvolvimento de diversas habilidades pedagógicas, motoras, artísticas, emocionais e sociais nos alunos. Com base na experiência positiva com Liara, ela recomenda a instituição para outras famílias que têm filhos com DI.