Notícias

Empresa ExxonMobil realiza ação voluntária na Apae Curitiba

A parceria contribuiu para melhorias na estrutura da instituição e na socialização das crianças.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Na última quinta-feira (29), a empresa ExxonMobil se envolveu em uma ação voluntária na Apae Curitiba. Durante todo o dia, os voluntários auxiliaram na pintura das paredes da administração e interagiram de forma especial com as crianças da escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE). 

Essa interação promoveu um ambiente de alegria e troca de experiências entre os voluntários e os alunos da instituição. A participação dos colaboradores foi fundamental para auxiliar a Apae a proporcionar um ambiente melhor para seus funcionários, visto que a entidade conta com a ajuda da comunidade para obter recursos adicionais.

Com isso, a Apae Curitiba viu na presença dos voluntários da ExxonMobil uma oportunidade de fortalecer seus recursos e oferecer um ambiente de trabalho mais acolhedor e confortável para seus funcionários. A ação voluntária demonstrou a importância da união entre empresas e organizações sociais, resultando em benefícios mútuos e um impacto positivo na comunidade.

Josiane Bartiechen, gerente de pessoas da empresa, ficou responsável por ajudar na pintura e compartilhou sua experiência com a instituição, mencionando que já tinha conhecimento da Apae devido ao seu tio com deficiência, que participava dos programas da instituição em Irati (PR). No entanto, ela nunca tinha visitado uma unidade antes, então foi a primeira vez que teve a oportunidade de entrar em contato e conhecer o trabalho realizado pela Apae, o qual considerou extremamente nobre e repleto de amor.

‘’Eu tenho dois sentimentos, o primeiro é que eu ajudei a organizar a ação, eu estou muito grata por ter tido essa oportunidade de trazer os meus companheiros de trabalho aqui e como participante da ação está sendo um dia muito importante no sentido de ver como às vezes um pequeno esforço nosso pode trazer um grande benefício pra outras pessoas.’’ relatou a gerente. 

Danilo de Souza também participou da pintura. Ele comentou que tinha apenas conhecimento superficial da Apae. No entanto, ao organizar o evento com sua empresa, surgiu a ideia de unir o útil ao agradável, promovendo uma ação em equipe e ajudando a comunidade local. Foi quando ele decidiu buscar mais informações sobre a Apae e acabaram escolhendo a instituição para realizar a ação e considerou a escolha excepcional.

‘’Eu achei excepcional, a gente vem com uma cabeça, e como eu falei, nós estamos em uma conjuntura atual que nos deixa ver o quanto essas crianças precisam, o quanto eles necessitam, não só a questão do carinho, mas a questão financeira também. Então estar aqui é maravilhoso pra gente parar e pensar um pouco em como podemos ajudar essa comunidade. Na interação com as crianças eu me senti até um pouco chocado quando eu vi, porque pessoas do meu trabalho que eu estou acostumado a ver estavam lá interagindo com as crianças, então foi um momento mágico’’, comentou Souza. 

Matias Duprat tem três filhas e a mais nova recebeu o diagnóstico de autismo. Para ele, esse momento se tornou uma oportunidade adicional de vivenciar essa experiência e estabelecer novas interações com as crianças. O voluntário enfatizou a importância de ver os outros colegas de trabalho participando desse momento e conhecendo melhor a realidade da Apae. Duprat passou o maior tempo interagindo com as crianças e também deixou o seu relato, ‘’a interação está sendo muito produtiva, eu acho que é uma troca muito grande, a gente recebe muito mais do que dá, é um aprendizado, eu estou muito feliz de estar aqui’’, disse. 

Ernesto Chin, chefe do centro de serviços da empresa, teve o seu primeiro contato com a instituição e ajudou no setor de notas, ‘’ me sinto muito feliz em ter essa oportunidade de contribuir aqui, eu acho que é um trabalho muito bonito que a Apae faz e poder fazer parte desse trabalho me enche de orgulho.’’ 

Mayra Riato esteve presente na escola e pôde observar um pouco mais do trabalho realizado, ‘’já conhecia a Apae porque eu tenho uma sobrinha que tem síndrome de Down, então eu já conheço e sei do potencial que essas crianças têm. Eu achei super bacana porque às vezes a gente quer ajudar e não sabe como, e por conta do dia a dia acabamos não buscando informação, então é uma grande oportunidade da gente retribuir e aprender um pouco mais sobre a instituição e sobre as crianças, eu achei bem legal a iniciativa.’’ mencionou Riato. 

Priscila Antunes, que trabalha no setor de captação de recursos da Apae Curitiba esteve à frente dessa ação, ela agradeceu e ressaltou que a participação dos voluntários foi muito importante, pois além de darem o auxílio prático contribuíram para promover a verdadeira inclusão, ”os momentos compartilhados durante esse dia de ação voluntária certamente deixaram uma marca duradoura em nossos corações. Mais uma vez, agradecemos à ExxonMobil e a todos os voluntários envolvidos pelo seu compromisso em fazer a diferença. Esperamos que essa parceria continue a florescer e que possamos trabalhar juntos para criar um futuro melhor e mais inclusivo para todos’’, disse Antunes. 

Seja você também um voluntário na Apae Curitiba! Junte-se a nós e faça a diferença! Sua ajuda é valiosa para manter a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Faça parte desse compromisso e da nossa história.

Seja um Voluntário da Apae Curitiba

Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da pessoa com deficiência intelectual.

Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo