Notícias

Guia completo: como garantir uma experiência segura e divertida para pessoa com deficiência intelectual

Está pensando em viajar com uma pessoa com deficiência intelectual? Confira dicas de planejamento e de cuidados essenciais, além de descobrir quais são os direitos conferidos a essas pessoas.
bio-lorena
Lorena Motter Kikuti
Estagiária de Jornalismo
Publicado em

Viajar com uma pessoa com deficiência intelectual requer um planejamento cuidadoso para garantir uma experiência positiva e segura. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

Planejamento antecipado:

  • Pesquise destinos que ofereçam acessibilidade e serviços adequados para pessoas com deficiência intelectual.
 
  • Certifique-se de ter consigo todos os medicamentos necessários, bem como informações sobre cuidados médicos específicos que possam ser necessários durante a viagem.
 
  • Entre em contato com a companhia aérea, hotéis e outras empresas de serviços de viagem com antecedência para discutir suas necessidades específicas. Isso pode incluir informações sobre alergias, restrições alimentares e comportamentais, medicação e cuidados médicos. 

Documentação:

  • Certifique-se de ter toda a documentação necessária para a viagem, incluindo identificação, comprovantes médicos, formulários e informações sobre a condição da pessoa.

  • Identificação pessoal: coloque uma carteira de reconhecimento na pessoa com deficiência intelectual, incluindo informações de contato e detalhes sobre suas condições. 

Rotina familiar e atividades adaptadas:

    • Tente manter uma rotina familiar o mais consistente possível durante a viagem. Isso pode ajudar a pessoa com deficiência intelectual a se sentir mais confortável em um ambiente novo.

    • Pesquise e planeje atividades adaptadas ao nível de habilidade da pessoa com deficiência intelectual. Certifique-se de que as atrações e atividades ofereçam uma experiência inclusiva.

Lembrando que cada pessoa é única, e as necessidades podem variar. Por isso, personalizar o planejamento de acordo com as especificidades da pessoa com deficiência intelectual é fundamental para garantir uma viagem agradável.

Acomodações acessíveis:

  • Certifique-se de reservar acomodações que sejam acessíveis e adequadas às necessidades da pessoa com deficiência intelectual. Algumas opções podem incluir quartos adaptados, áreas tranquilas e outras comodidades.

Preparação para o transporte:

  • Conheça as políticas de transporte para pessoas com deficiência da companhia aérea ou meio de transporte escolhido. Algumas empresas oferecem assistência especial durante o embarque e desembarque.

Quais são os direitos de uma pessoa com deficiência considerando o transporte aéreo em uma viagem?

Existem alguns direitos para as pessoas com deficiência previstos na norma NBR- 14237 da  Associação Brasileira de Normas Técnicas, que muitos desconhecem. Alguns deles incluem:

  • Possibilidade de obter um assento especial próximo às saídas, mediante solicitação feita com pelo menos 48 horas de antecedência.
 
  • Se a pessoa viajar sem acompanhante e precisar de assistência, a companhia aérea é obrigada a fornecer auxílio no embarque, desembarque, portão de saída e despacho da bagagem. No caso de cadeirantes, a empresa deve disponibilizar uma cadeira de rodas para levá-los até o assento.
 
  • Se a pessoa possui uma cadeira de rodas, esta pode ser despachada sem custos adicionais.
 
  • Direito a um desconto mínimo de 80% na passagem do acompanhante, quando necessário. Esse desconto é concedido mediante o preenchimento de formulários específicos. 
 

É crucial destacar que a pessoa com deficiência primeiro adquire a passagem de maneira convencional e, somente após isso, faz a solicitação do desconto para o acompanhante, apresentando os formulários necessários. Essa prática se aplica não apenas a restrições de mobilidade, mas abrange qualquer pessoa que possua algum tipo de deficiência e necessite de assistência, como deficiência visual, autismo, síndrome de Down, entre outras. Essas diretrizes também se estendem a voos internacionais.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

Seja um Dindo ou uma Dinda e ajude a Apae

O projeto trata-se de uma ação de apadrinhamento onde a cada mês poderá ser doado uma determinada quantia para a instituição. O valor vai ajudar a Apae a manter seu funcionamento e utilizá-lo nas reformas nas escolas. Podem participar da campanha qualquer pessoa interessada que entrar em contato através do e-mail [email protected]. Seja um dindo ou uma dinda clicando AQUI. 

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo