Notícias

13 de outubro: Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

A Apae Curitiba deseja felicidades aos profissionais que atuam na instituição!
rhubia
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
13 de outubro: Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Em 13 de outubro celebra-se o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. A data refere-se ao regulamento das atividades dos profissionais no Brasil, publicado em 1969. Desde 2015, foi sancionada a Lei n° 13.084 que estabeleceu oficialmente a celebração em território nacional. 

A fisioterapia e a terapia ocupacional são profissões distintas, embora façam parte dos mesmos conselhos, como o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) e Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). 

Terapia Ocupacional

Os terapeutas ocupacionais prestam assistência às pessoas que precisam de ajuda nas atividades motoras, sensoriais e cognitivas básicas. Isso inclui atividades como higiene pessoal, lazer, esportes, atividades de integração social, etc. Fazem parte deste grupo pessoas com dificuldades no aprendizado, alterações cognitivas, afetivas, vítimas de acidente, traumas, pessoas com doenças neurodegenerativas ou distúrbios psicomotores, entre outras. No contexto da deficiência intelectual, os profissionais são responsáveis pelo desempenho das pessoas em suas ocupações, como atividades cotidianas.  

Fisioterapia

Para trabalhar como fisioterapeuta, é necessário ter um diploma em fisioterapia. A área auxilia os pacientes no tratamento e prevenção de lesões e doenças decorrentes de fraturas, má-formação ou vícios de postura. Segundo o CREFITO, a reabilitação física é um dos principais aspectos desenvolvidos na vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. 

Portanto, o profissional não só auxilia no desenvolvimento das habilidades físicas, mas também na conscientização das diferenças, redução das complicações e estimulação da independência. Além disso, a assistência durante os exercícios físicos com ferramentas e materiais prioriza aspectos como: alongamento e fortalecimento da musculatura dos membros, tronco e sistema respiratório, além da manutenção da postura.

Apae Curitiba parabeniza os profissionais da fisioterapia e terapia ocupacional!

A Apae Curitiba é uma instituição sem fins lucrativos que atende pessoas com deficiência intelectual ou múltipla desde a infância, oferecendo educação, saúde e assistência social. Neste dia, a associação parabeniza todos seus profissionais que atuam nas áreas de fisioterapia e terapia ocupacional. Parabéns! 

Fontes: Educa Mais, Brasil Escola e CREFITO

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo