Notícias

Saiba o que é Deficiência Intelectual

Um dos principais sintomas da deficiência intelectual é o atraso no desenvolvimento.
Saiba o que é Deficiência Intelectual
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Aluno da Apae dentro da escola

A deficiência intelectual ou cognitiva é determinada pelas limitações nas competências mentais gerais. Neste caso, o indivíduo apresenta um nível cognitivo muito abaixo do que é previsto para a sua idade cronológica. Dentre as dificuldades manifestadas estão problemas de compreensão das ideias abstratas como, por exemplo, as metáforas, noções de tempo e valores monetários; além do mais, tem como obstáculo estabelecer relações sociais, entender regras e fazer atividades do seu cotidiano.

O atraso no desenvolvimento é um dos principais sintomas da deficiência intelectual. Com essa deficiência, as crianças aprendem de forma mais lenta e apresentam dificuldade para usar as palavras ou construir frases. Além disso, encontram problemas nas atividades do dia a dia, como se vestir, comer, e nas habilidades adaptativas.

A deficiência intelectual pode ocorrer em três fases: pré-natais, perinatais e pós-natais. Abaixo listamos os principais tipos de deficiência intelectual. Veja.

  • Síndrome de Down;
  • Síndrome do X-Frágil;
  • Síndrome de Prader-Willi;
  • Síndrome de Angelman;
  • Síndrome de Williams;
  • Erros Inatos de Metabolismo (Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito etc.).

A Identificação

É possível identificar a deficiência intelectual na fase pré-escolar quando as crianças ingressam nas salas de aula. Os sinais listados abaixo devem ser analisados de forma mais precisa e até mesmo ser encaminhado a um especialista para um diagnóstico mais correto.

  • Atraso no desenvolvimento da linguagem.
  • Dificuldade no aprendizado, e problemas com memória;
  •  Dificuldade de adaptação aos mais variados ambientes;
  •  Atraso na coordenação motora;
  • Dependência para realizar tarefas cotidianas.

O tratamento varia de acordo com cada paciente. Geralmente, os cuidados envolvem uma equipe multidisciplinar, com acompanhamento médico e o trabalho de psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Esse time é primordial para estimular o desenvolvimento cognitivo dos pequenos, promover qualidade de vida e reduzir as disfunções da criança.

A Apae Curitiba

Na Apae Curitiba temos todo o suporte que uma pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla precisa. Desde o atendimento ambulatorial, até o acompanhamento escolar. Todos nossos profissionais são capacitados para atender da melhor forma possível, proporcionando, assim, mais qualidade de vida para nossos alunos e familiares.

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content