TRE-PR oferece formação especializada para mesários com deficiência intelectual e autismo
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Para atender cada caso do Transtorno do Espectro Autista (TEA), primeiramente, é preciso notar se aquela pessoa tem TEA através do convívio. Com o diagnóstico precoce, começarão os cuidados adequados ao progresso da aprendizagem, além do desenvolvimento social e afetivo da criança. Para o acompanhamento ideal, segundo o jornal ‘O Estado do Maranhão’, há 10 sinais no comportamento que podem ser notados. Confira:
1 – Evitam contato visual ao estarem próximos
2 – Timidez na interação social e ausência de sorrisos
3 – Recém-nascidos não fazem imitação natural ao gestual da idade
4 – Não atendem quando chamados pelo nome
5 – Sociabilidade prejudicada e desinteresse
6 – Atraso incomum no diálogo social a partir dos 2 anos
7 – Não realizam comunicação gestual
8 – Não participam de brincadeiras lúdicas
9 – Fazem movimentos não usuais e conforme o humor pode se intensificar a repetição
10 – Alta Sensibilidade a toques alheios.
O Autismo é caracterizado pelo desenvolvimento crescente de intolerância às interações sociais, tanto na comunicação, como no comportamento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas dificultam severamente o convívio das pessoas com o transtorno e limitam possíveis realizações educacionais e sociais. A OMS ainda recomenda acompanhamento psicológico, fisioterápico, terapia ocupacional, psicopedagógico, fonoaudiológico, neurológico, psiquiátrico, nutricional e desportivo, para colaborar no tratamento.
A Apae de Curitiba tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
A associação é mantenedora de cinco escolas especializadas no atendimento à pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição também conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde. Atua em três pilares – educação, saúde e assistência social. Seja um APAExonado!
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Uma oportunidade para adquirir produtos abaixo do mercado e ao mesmo tempo contribuir com a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Junto ao professor e coordenador os jovens proporcionaram atividades interativas, levando um pouco de alegria aos alunos da Apae.
Coletivo Tupi Pererê trouxe a magia do teatro aos alunos da Escola CITA, promovendo uma experiência lúdica e interativa.
Reconhecer e enfrentar o capacitismo é crucial para promover a inclusão e respeito. Para evitar esse tipo de erro, reunimos uma lista de expressões que desvalorizam tanto crianças autistas quanto a parentalidade atípica. Confira!
A Apae Curitiba conta a história de Nadime, uma influenciadora digital e autista, cujo percurso até o diagnóstico foi marcado por desafios e atrasos significativos.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.