Notícias

Conheça 10 sinais do Autismo

Reconhecer os sinais ajuda no progresso da aprendizagem.
arthur
Arthur Borsato
Auxiliar de Marketing
Publicado em
Aluno da Escola CEDAE da Apae que tem autismo

Para atender cada caso do Transtorno do Espectro Autista (TEA), primeiramente, é preciso notar se aquela pessoa tem TEA através do convívio. Com o diagnóstico precoce, começarão os cuidados adequados ao progresso da aprendizagem, além do desenvolvimento social e afetivo da criança. Para o acompanhamento ideal, segundo o jornal ‘O Estado do Maranhão’, há 10 sinais no comportamento que podem ser notados. Confira:

1 – Evitam contato visual ao estarem próximos
2 – Timidez na interação social e ausência de sorrisos
3 – Recém-nascidos não fazem imitação natural ao gestual da idade 
4 – Não atendem quando chamados pelo nome
5 – Sociabilidade prejudicada e desinteresse 
6 – Atraso incomum no diálogo social a partir dos 2 anos
7 – Não realizam comunicação gestual 
8 – Não participam de brincadeiras lúdicas
9 – Fazem movimentos não usuais e conforme o humor pode se intensificar a repetição
10 – Alta Sensibilidade a toques alheios. 

O Autismo é caracterizado pelo desenvolvimento crescente de intolerância às interações sociais, tanto na comunicação, como no comportamento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas dificultam severamente o convívio das pessoas com o transtorno e limitam possíveis realizações educacionais e sociais. A OMS ainda recomenda acompanhamento psicológico, fisioterápico, terapia ocupacional, psicopedagógico, fonoaudiológico, neurológico, psiquiátrico, nutricional e desportivo, para colaborar no tratamento.

Colabore com a Apae

A Apae de Curitiba tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. 

A associação é mantenedora de cinco escolas especializadas no atendimento à pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição também conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde. Atua em três pilares – educação, saúde e assistência social. Seja um APAExonado!

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo