TRE-PR oferece formação especializada para mesários com deficiência intelectual e autismo
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
No dia 19 de junho, a Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) da Apae Curitiba deu início a um novo projeto de obras visando aprimorar suas instalações. O objetivo principal é expandir o setor terapêutico e, posteriormente, o setor pedagógico e administrativo, a fim de proporcionar um melhor atendimento e segurança a todos os que fazem parte da instituição.
O espaço terapêutico será realocado com a instalação de salas de atendimento no térreo, enquanto outras permanecerão no andar de cima, acessíveis por meio de uma rampa. Além disso, será adicionada uma sala de integração sensorial, que contribuirá para o desenvolvimento dos alunos. No setor pedagógico, haverá uma nova sala de aula para aumentar a capacidade de atendimento em cerca de 20 estudantes e a secretaria irá ganhar um novo espaço para oferecer maior segurança na entrada da escola.
Margareth Terra, diretora do CEDAE, compartilha que desde que ingressou na Apae há 28 anos, as pessoas já comentavam sobre o sonho e a possibilidade de concretizar essa reforma, ‘’o CEDAE é uma escola que sempre foi adaptada para oferecer o melhor às crianças, famílias e colaboradores. Então neste momento o principal objetivo é realizar essa ampliação para garantir mais atendimentos e segurança a todos e todas,’’ ressalta Terra.
A concretização dessa reforma foi possibilitada pelo presidente da Apae, Paulo Michelon e pelo Diretor Executivo da instituição, Thiago Porto, que concedeu autonomia ao setor de projetos para realizar as obras. A reestruturação tem sido feita pela empresa Insieme Arquitetura, juntamente com as profissionais Pietra Comelli, Mariane Olivete e Karina Tonietto. Além disso, a colaboração das famílias tem sido fundamental para o andamento dessa reforma. Embora a obra apresente desafios e transtornos, a previsão é de que seja concluída em três meses.
A Escola CEDAE, Educação Infantil na Modalidade Educação Especial, oferece atendimento pedagógico e terapêutico, de estimulação precoce e pré-escolar, com idade cronológica de 0 a 5 anos e 11 meses. O atendimento é destinado às crianças com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. O objetivo principal é promover, através do processo educacional e terapêutico, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia e autorrealização. Conheça a escola clicando AQUI.
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597, Batel, Curitiba – PR
Contato: (41) 3222-8884
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Uma oportunidade para adquirir produtos abaixo do mercado e ao mesmo tempo contribuir com a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Junto ao professor e coordenador os jovens proporcionaram atividades interativas, levando um pouco de alegria aos alunos da Apae.
Coletivo Tupi Pererê trouxe a magia do teatro aos alunos da Escola CITA, promovendo uma experiência lúdica e interativa.
Reconhecer e enfrentar o capacitismo é crucial para promover a inclusão e respeito. Para evitar esse tipo de erro, reunimos uma lista de expressões que desvalorizam tanto crianças autistas quanto a parentalidade atípica. Confira!
A Apae Curitiba conta a história de Nadime, uma influenciadora digital e autista, cujo percurso até o diagnóstico foi marcado por desafios e atrasos significativos.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.