Nova cozinha da Apae Curitiba é inaugurada em Santa Felicidade
A reforma estabelece um melhor ambiente de trabalho às cozinheiras e contribui para o aumento da qualidade das refeições.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que os alunos devem alcançar em cada etapa da educação básica. A BNCC é um guia para a elaboração dos currículos escolares e deve ser seguida por todas as escolas do país, incluindo aquelas que atendem crianças com deficiência intelectual.
Em 2014, o plano surgiu como parte do Plano Nacional de Educação (PNE), e passou por um processo de elaboração e discussão que envolveu professores, especialistas em educação, pais, alunos e outros agentes educacionais. Em 2017, a BNCC foi homologada pelo Ministério da Educação (MEC) e se tornou obrigatória para todas as escolas do país.
Uma das principais mudanças que a BNCC traz para a educação é a definição de um conjunto de competências e habilidades que todos os alunos devem desenvolver ao longo da sua trajetória escolar. Essas competências e habilidades são organizadas em áreas do conhecimento como linguagens, matemática, ciências humanas sociais e ciências da natureza.
Além disso, a BNCC estabelece uma base comum para a educação em todo o país, o que significa que todos os alunos devem ter acesso aos mesmos conteúdos e aprendizagens fundamentais, independentemente da região ou da rede de ensino em que se encontram. Isso contribui para garantir a equidade e a qualidade do ensino em todo o território nacional.
A BNCC reconhece a diversidade dos alunos e a necessidade de promover uma educação inclusiva que atenda às necessidades de todos. Para as crianças com deficiência intelectual, a BNCC destaca a importância de trabalhar habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, empatia, comunicação e cooperação. Além disso, ela orienta as escolas a oferecerem atividades e recursos que possibilitem o desenvolvimento cognitivo e motor, respeitando as especificidades de cada aluno.
As escolas devem considerar as características individuais dos alunos com deficiência intelectual e adaptar o currículo e as atividades conforme as necessidades de cada um. Isso pode envolver o uso de recursos didáticos diferenciados, a flexibilização de prazos e metodologias, além de um trabalho colaborativo com as famílias e profissionais da saúde.
Por isso, o programa orienta as escolas a promover uma educação inclusiva e adaptada às necessidades de todas as crianças, incluindo aquelas com deficiência intelectual. É fundamental que as escolas estejam preparadas para oferecer um ambiente acolhedor e adequado para o desenvolvimento integral de todos os alunos.
Lembrando que a Apae Curitiba trabalha diariamente para que todas as pessoas com deficiência intelectual tenham cada vez mais um ensino de qualidade, aprendam e desenvolvam as suas potencialidades, ampliando seus conhecimentos e fortalecendo a igualdade. Afinal a educação de qualidade é um direito de todos.
A Apae de Curitiba precisa da sua ajuda. Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais.
Contamos com três centros terapêuticos com atendimentos gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba; e sete Casas Lar. Confira nossas escolas clicando AQUI.
A reforma estabelece um melhor ambiente de trabalho às cozinheiras e contribui para o aumento da qualidade das refeições.
Com mais de uma década de dedicação, voluntária promove atividades especiais como contação de histórias, músicas e brincadeiras.
A experiência combinou momentos de recreação com oportunidades valiosas de ampliação do repertório cultural dos acolhidos.
Instituição integra programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo com fala da coordenadora do setor terapêutico, Laura Tilly Cutrim.
A 6ª edição do evento reforçou a inclusão e o impacto social da instituição.
Encontro abordou unificação das escolas, engajamento nas redes sociais e participação ativa das famílias na instituição.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.