Notícias

Autistas terão assento preferencial sinalizado nos ônibus de Curitiba

Logo Apae Curitiba
Redação Apae
Publicado em
Foto: Reprodução/Intagram @pier_p

URBS atendeu à solicitação do vereador Pier Petruzziello e sinalizará os assentos preferenciais com o símbolo do autismo nos ônibus de Curitiba. O vereador Pier Petruzziello solicitou à prefeitura de Curitiba que incluísse o símbolo do autismo nos assentos preferenciais dos ônibus.

O pedido do vereador atende autistas e suas famílias que muitas vezes não se viam respeitados no transporte público por conta da deficiência não aparente na maioria dos casos. No dia 1º de fevereiro, Pier foi até a URBS e conversou com o presidente Ogeny Maia Neto sobre a questão, apontando inclusive a lei n. 14.626/2023 que dentre outras medidas, amplia o rol de condições para uso preferencial dos assentos reservados nos veículos de transporte público coletivo. Saiu de lá com o compromisso do presidente de fazer a inclusão do símbolo.

No dia 19 de fevereiro, Pier Petruzziello recebeu carta circular e mensagem do presidente Ogeny com a confirmação de atendimento do pedido. A partir de março de 2024 os ônibus da cidade de Curitiba passarão a circular com o símbolo do autismo nos assentos reservados. Uma vitória da inclusão, da acessibilidade e dos autistas como um todo. “Em nome da comunidade, de tantas famílias de autistas que já viveram situações difíceis nos ônibus, eu agradeço a URBS, a prefeitura e principalmente ao presidente Ogeny Maia Neto pela agilidade na medida. É uma pequena vitória que nos leva a um cenário melhor, mais inclusivo e justo”., disse o vereador Pier Petruzziello. 

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

Texto: Jornal Impacto Paraná

Seja um Dindo ou uma Dinda e ajude a Apae

O projeto trata-se de uma ação de apadrinhamento onde a cada mês poderá ser doado uma determinada quantia para a instituição. O valor vai ajudar a Apae a manter seu funcionamento e utilizá-lo nas reformas nas escolas. Podem participar da campanha qualquer pessoa interessada que entrar em contato através do e-mail [email protected]. Seja um dindo ou uma dinda clicando AQUI. 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo