Após as férias escolares, é hora de retomar as atividades letivas do segundo semestre. Os estudantes da Apae Curitiba entraram ontem (24) em uma nova fase, repleta de desafios e oportunidades para crescimento e aprendizado. As escolas se dedicam a realizar seus planejamentos e dar continuidade às atividades curriculares.
Na Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE), os profissionais iniciaram o semestre com reuniões e momentos de planejamento e capacitações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essas ações garantem a plena participação dos profissionais e uma integração cada vez maior com os estudantes. Neste semestre, teremos uma agenda escolar repleta de atividades que envolverão toda a comunidade escolar. As crianças estavam com saudades da escola, muito felizes em reencontrar os colegas e profissionais”, comentou a diretora Margareth Terra.
No ensino fundamental, as crianças da Escola Luan Muller também participarão de iniciativas focadas na maior integração das famílias. Dayse Domiciano, diretora da escola, afirmou que este será um período de adaptação gradual e bem planejada. ”Para tornar o retorno à vida escolar o mais prazeroso possível, a escola elaborou atividades diversificadas que reforcem os vínculos afetivos, o restabelecimento da rotina e o prazer de aprender. A expectativa é positiva e cuidadosa”, ressaltou.
Na Escola Agrícola, o objetivo é seguir com o planejamento estabelecido no primeiro semestre, abrangendo tanto a parte acadêmica quanto os eventos, onde todos esses programas estão integrados aos conteúdos da Eduacação de Jovens e Adultos (EJA). ”O retorno às aulas é um momento de grande expectativa para todos, podemos perceber a alegria dos estudantes ao rever seus amigos e professores. Neste retorno precisamos retomar os combinados e regras da escola, para que o ambiente e as atividades transcorreram com maior tranquilidade’’, relatou o diretor Mauro Mocochinski.
A diretora da Escola de Integração e Treinamento do Adulto, Soeli Moraes ressalta que esse é um momento para avaliar o que deu certo e o que é preciso reavaliar para atingir os objetivos necessários. “Nesta segunda etapa, haverá momentos em que a escola dará ênfase em algumas atividades específicas com o intuito de fortalecer e conscientizar os estudantes e a comunidade escolar”, explicou.
Entre as principais atividades, a diretora destacou eventos diversificados sobre a Consciência Negra e, em outubro, a Semana Cultural com música brasileira. Durante essas atividades, as famílias serão convidadas a apreciar o trabalho realizado pelos estudantes.
Celma Tessari, diretora da Escola Terapêutica Vivenda comentou que as propostas para este primeiro momento incluem a exibição do filme “Divertida Mente 2” para trabalhar as emoções, além de atividades fora da sala de aula, como um piquenique. Na sequência, as práticas vão se concentrar na Semana da Pessoa com Deficiência, em atividades de civismo relacionadas à Independência do Brasil, e em uma programação com desfile junto à Banda do Exército na escola. Nos meses seguintes, as práticas envolverão datas comemorativas, em geral, com destaque especial para o Natal.
“A equipe dedicou-se por dois dias para estudar e planejar todas as ações para o segundo semestre. É um momento de alegria e satisfação ter os estudantes de volta. Diante das estratégias propostas, a expectativa é de rápida adaptação, alegria e satisfação com o ambiente escolar por parte dos estudantes”, disse.
Neste semestre a Apae Curitiba está mais uma vez oferecendo não apenas um currículo adaptado, mas também um ambiente onde cada aluno é valorizado e apoiado para alcançar seu pleno desenvolvimento. As estratégias e visões compartilhadas pelos diretores refletem um compromisso profundo com a inclusão e a inovação, fundamentais para o sucesso e o desenvolvimento contínuo de todos os alunos.
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