Últimos dias para contribuir! Os contribuintes têm até 31 de maio para fazer a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) de 2022. Para o Coordenador de Projetos da Apae Curitiba, Eduardo Szpunar, as doações garantem os atendimentos dos alunos e acolhidos. Além disso, “uma série de benefícios são proporcionados diretamente aos estudantes da Apae. É possível pagar os profissionais, novos equipamentos, novos métodos terapêuticos ou substituir equipamentos”, comenta.
Segundo a Apae Brasil podem doar as pessoas físicas que realizaram a declaração no modo completo ou pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real, desde que destinem parte seu imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) durante a declaração. A pessoa física pode destinar até 6% do imposto devidor, já a pessoa jurídica, 1%.
São beneficiadas com os recursos doados via declaração de imposto de renda as instituições e entidades da sociedade civil organizada que atuam com a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, desde que tenham seus projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Como parceiras do poder público municipal na assistência às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias, as Apaes das cidades inscrevem seus projetos no Conselho Municipal, podendo então receber estes recursos.
Szpunar convida a população a contribuir com a Apae Curitiba através da doação. “Eu gostaria de convidar a todos para que façam sua doação. Você que doa pelo formulário completo e pode fazer sua doação, faça!”, diz. O coordenador finaliza seu argumento relatando que qualquer valor ajuda a instituição, “cinco, dez, cinquenta reais… Enfim, qualquer recurso é importante. Se todos puderem doar o que for possível, representa muito para a Apae”, finaliza.
Ao realizar a doação pelo IRPF o contribuinte estará financiando a causa da pessoa com deficiência. São quase 500 estudantes em Curitiba e mais suas famílias, que estão distribuídos em nossas cinco escolas e que recebem atendimento gratuito em um dos três Centros Terapêuticos em diversas áreas como: Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Neurologia, Fisioterapia e Hidroterapia. Além disso, a contribuição auxilia na manutenção das Casas Lar da Apae Curitiba. São sete residências com um total de 35 acolhidos, todos com deficiência intelectual e/ou múltipla, na condição de órfãos, abandonados ou em situação de risco.