O conhecimento é uma ferramenta poderosa, pois é capaz de transformar a vida das pessoas e construir uma sociedade melhor, com igualdade e equidade. E, atenta às constantes inovações, a Apae Brasil proporciona aos seus milhares de profissionais das áreas técnicas das 2.234 Apaes as melhores capacitações e leva informação de qualidade e excelência – por meio de pesquisas modernas, inovadoras e orientadas –, a fim de assegurar e expandir o acesso aos direitos das pessoas com deficiência e suas famílias e, consequentemente, promover melhor qualidade de vida para essa população. E, das mais diversas áreas de atuação, a Assistência Social – composta por uma ampla equipe, sobretudo de assistentes sociais – é a que mais precisa ficar atenta às novidades, já que, na Rede Apae, é a porta de entrada para os serviços ofertados de forma gratuita.
A “Assistência Social e a inclusão digital nos diferentes ciclos de vida” será um dos oito assuntos que serão discutidos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano de 2023 abordará o tema “Conectar e somar para construir inclusão”. A campanha é desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) desde 1963, entre os dias 21 e 28 de agosto, e foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017.
Assistente social e especialista em políticas públicas, psicopedagogia, mediações familiares e assessora técnica de Assistência Social da Apae Brasil, Ivone Maggioni Fiore, enfatiza que a organização, ao longo de sua trajetória, atuou na linha de frente na construção de políticas públicas, entre elas a de assistência social, que tem suas diretrizes e princípios implementados nas Apaes, já que as pessoas com deficiência e suas famílias atendidas demandam de ações de natureza socioassistencial.
Com isso, a Apae Brasil, principalmente nos últimos anos, desenvolveu diretrizes que pudessem maximizar o trabalho realizado pelos profissionais do serviço social. Como exemplo, Ivone Fiore cita os documentos “Assistência Social na Rede Apae: ofertas socioassistenciais para pessoas com deficiência”, de 2019; “Política de Atenção Integral e Integrada da Rede Apae”, de 2020; e “Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais nas Apaes”, lançado nesta terça-feira (23), neste mês em que se comemora o Dia contribuído efetivamente no fortalecimento da assistência social enquanto política pública, tanto no atendimento quanto no assessoramento e defesa de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias, seja por meio do trabalho que desempenhamos em nossas unidades, seja nos órgãos específicos, a exemplo dos Conselhos Municipais e Estaduais de Assistência Social (CMAS e CEAS) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O nosso compromisso é articular políticas públicas que visem à eliminação das barreiras existentes na sociedade, sobretudo as atitudinais, e que possam aprimorar, ampliar e construir novas ações que terão impacto positivo e direto na vida dos usuários da assistência social”, afirma.