Notícias

Promovendo a Inclusão: a importância da socialização das pessoas com deficiência intelectual na sociedade

A Apae Curitiba busca garantir ações que fortaleçam o processo de interação entre alunos e acolhidos.
Logo Apae Curitiba
Redação Apae
Publicado em

A importância da socialização das pessoas com deficiência intelectual é fundamental para garantir a inclusão e o desenvolvimento pleno desses indivíduos na sociedade. Através da interação social, pessoas com deficiência intelectual têm a oportunidade de aprender, se comunicar, criar vínculos e compartilhar experiências, contribuindo para sua autonomia e bem-estar emocional. A Apae Curitiba desempenha um papel essencial na promoção dessas interações.

Por meio de suas atividades, a instituição busca criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde pessoas com deficiência intelectual têm a oportunidade de se socializar e interagir com colegas de sala de aula e a comunidade em geral. Contando com profissionais qualificados e especializados, a instituição prepara essas pessoas para uma vida plena na sociedade. Além disso, a Apae se empenha em desenvolver habilidades sociais dentro de espaços educacionais e profissionais, promovendo autonomia, integração e socialização em diversos contextos. 

Através da socialização, a instituição contribui para a quebra de estereótipos e preconceitos, sensibilizando a comunidade em relação às pessoas com deficiência intelectual e promovendo uma cultura inclusiva. Ao oferecer espaços de convivência e programas de interação, a instituição proporciona oportunidades para que esses indivíduos se sintam valorizados, respeitados e reconhecidos como cidadãos de pleno direito. 

Dessa forma, a Apae Curitiba desempenha um papel fundamental nesse processo. Através de suas ações, a instituição promove a inclusão, estimula o desenvolvimento das habilidades sociais e fortalece os vínculos entre as pessoas com deficiência intelectual e a comunidade, proporcionando uma sociedade mais justa e igualitária para todos. 

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba. Confira nossas escolas:

➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 

➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses. 

➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo