Sobre a Deficiência

Deficiência é qualquer tipo de perda ou anormalidade que limite as funções físicas, sensoriais ou intelectuais de uma pessoa. De maneira geral, o termo está relacionado com um alto grau de disfunção das funções psicológica, fisiológica ou anatômica do ser humano, uma vez que todos podemos sofrer algum tipo de deficiência no organismo.

De acordo com a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma pessoa com deficiência, também identificada pela sigla PCD, é aquela que possui impedimentos de longo prazo, sejam eles de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que prejudiquem sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade com as demais pessoas.

Entretanto, a convenção considera que a deficiência não está na limitação física da pessoa, mas na relação que ela possui com o meio em que convive, que podem impedir sua plena participação na sociedade.

Desta forma, ela propõe um modelo social baseado na classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF), da Organização Mundial da Saúde (OMS), que descreve situações relacionadas com a funcionalidade e a acessibilidade do ser humano.

No Brasil, existe a Lei da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que determina entre outras coisas, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que garante direitos à estas pessoas em atividades básicas da vida.

Referência: https://www.significados.com.br/deficiencia/

Pular para o conteúdo