Notícias

Como saber se sua falta de atenção são sintomas de TDAH?

O Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) também pode ser percebido em adultos. O que causa problemas afetivos, profissionais e sociais
Como saber se sua falta de atenção são sintomas de TDAH?
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Uma aluna da Escola CEDAE está pintando. Na foto. com a ajuda de uma professora, ela pressiona a mão com tinta na parede para ficar marcado o formato da mão

Quase 5% da população mundial é afetada pelo Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e cerca de 6 milhões são brasileiros. No país, 2 milhões dos adultos sofrem com sintomas do transtorno, mas, em grande parte, o não reconhecimento impede o diagnóstico e o tratamento.

Para a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é um transtorno neurobiológico que se manifesta na infância e geralmente afeta toda a vida da pessoa. Nele o indivíduo apresenta desatenção, inquietude e impulsividade. Atinge o campo afetivo, social, laborativo, acadêmico ou profissional.

O TDAH adulto é uma continuação do TDAH infantil. Desde a infância, a pessoa cresce rotulada, apelidada, criticada, criando uma autoimagem negativa que se solidifica dentro dele. Dentre algumas dificuldades manifestadas estão os problemas de organização, planejamento, administração do tempo, lembrar de datas e compromissos, entre outros.

“É comum que eles se sintam limitados, não conseguindo desenvolver todo o seu potencial, fato que costuma desencadear baixa autoestima e sentimentos de minusvalia, insegurança, impotência, incompetência e fracasso precoce. Igualmente, outras condições como depressão, ansiedade, problemas com álcool e drogas, transtornos de conduta entre outros, costumam ocorrer em mais da metade dos adultos com TDAH”, diz a ABDA.

As limitações fazem com que a pessoa com o transtorno fique excluído, desassistido, desmoralizado e desacreditado no meio familiar, amigos e no trabalho. “Muitos adultos não conseguem manejar os seus próprios mecanismos de enfrentamento para combater os sintomas do TDAH causando estresse em casa e no trabalho. Outros vivem lutando com a distração, com os esquecimentos e com a falta de competências organizacionais, tornando-se presas fáceis do transtorno.”, completa a associação.

O tratamento pode ser realizado através do uso de medicamentos, terapia comportamental ou a combinação destes.

Fontes: Ministério da Saúde, Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) e Globo.com

Matéria: Rhúbia Ribeiro

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content