Notícias

Meu filho(a) tem Síndrome de Jacobsen. O que faço?

Não sabe o que fazer depois do diagnóstico da síndrome de Jacobsen? Confira aqui.
rhubia
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Imagem de um bebê deitado. Apare apenas seu corpo para baixo do pescoço, mas seu pé é o que chama mais atenção no centro da tela

A síndrome de Jacobsen é uma desordem genética rara provocada pela mutação de uma região do braço longo do cromossomo 11. Afeta um a cada 100 mil indivíduos. Segundo o Orphanet, site europeu que fornece informações sobre doenças raras, até 2009 apresentou-se mais  de 200 casos na literatura acerca da doença. Foi retratada pelo médico dinamarquês Petra Jacobsen. A pessoa com a doença tem um fenótipo com atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, defeitos cardíacos, discrasias sanguíneas e anomalias craniofaciais

Características

Os aspectos comuns da síndrome de Jacobsen envolvem atraso de crescimento pré e pós-natal, atraso psicomotor e distrofia facial característica, aponta o site. Além disso, os sinais e sintomas incluem: 

  • Déficit de atenção
  • Hiperatividade
  • Problemas cardíacos 
  • Displasia
  • Narinas antivertivertidas
  • Trombocitopenia 
  • Lábios delgados voltados para dentro
  • Dedos dos pés anormais
  • Problemas oculares 
  • Implantação baixa das orelhas 
  • Dificuldades de alimentação na infância 
  • Anomalias esqueléticas, como macrocefalia e trigonocefalia
  • Retrognatismo
  • Entre outros. 

Diagnóstico

O diagnóstico pré-natal da síndrome de Jacobsen pode ser feito através da amniocentese, biópsia do trofoblasto ou por cordocentese. No pós-natal pode ser identificada com exames genéticos que revelam a deleção ou rearranjo do braço longo (q) do cromossomo 11. 

Tratamento

Não existe cura para a síndrome, mas o tratamento procura minimizar as adversidades causadas por ela. É preciso ser solicitada às pessoas com a doença “avaliação auditiva, hematológica, endócrina e imunológica, e respectivo seguimento. As malformações cardíacas podem ser muito graves e necessitar de cirurgia no período neonatal. Os recém-nascidos com síndrome de Jacobsen podem ter dificuldades de alimentação, podendo ser necessário recorrer a alimentação por sonda. Deve ser dada atenção especial aos problemas hematológicos”, conta o Orphanet. 

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba é mantenedora de cinco escolas especializadas no atendimento à pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. Conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde. Dentre as inúmeras síndromes atendidas pela associação, a Síndrome Jacobsen está incluída.  A associação oferece apoio aos atingidos. Confira nossas escolas: 

➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 
➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses. 
➔   Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA. 
➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA.
➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.

Fontes: InfoEscola e Orphanet 

Para participar dos atendimentos feitos pela instituição, entre em contato com as escolas clicando AQUI

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo