Notícias

Símbolos de inclusão para pessoas com deficiência intelectual podem ser incluídos no RG

Registro Geral (RG) pode ser usado como comprovação oficial
Símbolos de inclusão para pessoas com deficiência intelectual podem ser incluídos no RG
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Símbolos de Inclusão: Na imagem, uma carteira de identidade

Os símbolos de inclusão para pessoas com deficiência intelectual já podem ser incluídos no Registro Geral (RG) do Paraná. A inclusão facilita o acesso preferencial e o RG pode ser usado como comprovação oficial, dispensando a necessidade de apresentação de laudos e exames em situações em que são exigidos. 

“O serviço garante agilidade no atendimento de pessoas com deficiência e evita deslocamentos desnecessários, trazendo acessibilidade e agilidade ao serviço”, destaca o delegado da Polícia Civil do Estado do Paraná (PCPR) e diretor do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), Marcus Michelotto.

Símbolos de deficiência auditiva, visual e física também podem ser inseridos na carteira de identidade sem que o cidadão tenha de ir presencialmente a um posto de identificação.

Agora o processo pode ser feito de forma online para aqueles que já emitiram o RG. Basta acessar o site da Polícia Civil do Paraná. Antes de iniciar o processo é preciso ter todas as fotos necessárias no computador ou celular para anexá-las quando o sistema solicitar. As fotos devem ser em formato .jpeg e com tamanho máximo de cinco megabytes. No caso, o cidadão precisará da foto do seu RG e de documentos que comprovem a deficiência que será inclusa na sua carteira de identidade.

Incluir o símbolo na carteira de identidade traz benefícios. Ajuda a identificar mais facilmente a condição física ou mental e evitar uma série de contratempos. Um deles é o constrangimento para pessoas que deixam de ser consideradas deficientes, porque o problema físico não é aparente. Além de facilitar o acesso ao atendimento preferencial em lugares como, agências bancárias, filas de supermercado, entre outros.

Tudo sobre inclusão você pode conhecer em nas redes sociais da Apae Curitiba

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content